Como calcular a concentração inicial de Acetona

A parte da química que lida com as concentrações relativas de produtos químicos nas reações é chamado estequiometria . Trabalhando problemas estequiometria é uma boa prática para ajudá-lo a aprender química básica . A acetona é um exemplo possível . Se você tem uma reação envolvendo acetona onde você sabe a quantidade de produto presente no equilíbrio, a quantidade de acetona permanecendo em equilíbrio ea equação para a reação , você pode trabalhar para trás para descobrir o quanto acetona deve ter sido originalmente presente. Instruções
1

Escreva a equação química para a reação que ocorre. A bromação catalizada por ácido de acetona , por exemplo , é como se segue :

C3H6O + Br2 --- & gt ; C3H5BrO + HBr
2

Determinar a proporção de moléculas de acetona para moléculas de produto orgânico. No bromação catalizada por ácido de acetona , por exemplo , leva-se uma molécula de acetona para fazer uma molécula de bromoacetona , de modo que a proporção é de 1 : 1.
3

multiplicar o número de moles de produto presente no equilíbrio pela razão . Se existem 100 millimoles de bromoacetona em equilíbrio , por exemplo, você multiplicar por 1 para obter 100 millimoles de acetona necessários para torná-los .
4

Adicione o número de moles de acetona restantes em equilíbrio para o resultado do primeiro passo . Se há 50 millimoles de acetona restantes em equilíbrio , por exemplo , você poderia adicionar isso ao 100 para obter 150 millimoles originalmente presente.
5

Divida o número final de moles pelo volume total da partida solução ( como medido em litros ) para se obter a concentração a partir de acetona . Se você começou com uma solução de 500 ml , por exemplo , você poderia converter 500 ml de litros dividindo-se por 1000 para obter 0,5, em seguida, divida o número de moles (0,15 ) de acetona por este valor para obter uma concentração inicial de 0,3 moles por litro.

Hobbies, Jogos © direito autoral [www.ptjogos.com]