A principal razão átomos não podem ser destruídos em uma reação química é a Lei da Conservação da Matéria . A lei afirma que a matéria não pode ser criada nem destruída . Isso também é válido para os átomos. Como os átomos são criada nem destruída em uma reação química , quando um composto se decompõe , os átomos permanecem inalterados. O que acontece em um lado da reação química ou equação também deve estar presente no resultado do produto ou fim.
Balanceamento de equações
A Lei da Conservação da Matéria é evidente em equilibrar uma equação química . Em uma reação química, o que aparece no lado esquerdo da equação também deve aparecer no lado direito da equação. Por exemplo, se você tem 17 átomos no lado reagente ( as matérias-primas em uma reação ) , então você deve levar em conta todos os 17 átomos no lado do produto. Tudo o que ocorre é que os átomos se rearranjam para formar novos compostos.
Exemplo
Se você combinar etileno e oxigênio , a reação vai produzir dióxido de carbono e água . A equação é expressa por C2H4 + 3O2 - & gt ; 2CO2 + 2H2O . Existem dois átomos de carbono , de seis átomos de oxigénio e quatro átomos de hidrogénio no lado do reagente . Há também a mesma quantidade de todos os três elementos do lado do produto . Esta é uma equação equilibrada.
Lei da Conservação da Massa
A Lei da Conservação da Massa é equivalente à Conservação da Matéria . Uma vez que o número de átomos de uma reacção química não altera , nem a massa ou peso . A massa total dos reagentes deve ser equivalente para a massa total dos produtos . Portanto, não importa o que se passa durante a reação , a massa das substâncias deve permanecer constante . Por exemplo , na equação 2H2 + O2 - & gt ; 2H2O , a massa do hidrogénio e do oxigénio deve ser igual à massa de água que é produzida . Os dois hidrogênios nas quatro unidades que ficaram iguais Massa Atómica ( UMA) e quando combinado com o 32 amu de oxigênio , é igual a 36 amu . A água que é produzida também deve ter 36 amu .