a replicação do DNA é um processo muito preciso, mas ocorrem ocasionalmente erros ; esses erros criar mudanças no código genético chamadas mutações . Insultos ambientais, como luz ultravioleta e alguns produtos químicos também podem causar mutações. Mutação cria diversidade genética em uma população . Entre sexualmente de reprodução de organismos como insetos , reprodução sexual também cria mais diversidade genética através da combinação de genes de dois pais e " reformulação da plataforma " durante a meiose , o processo que gera espermatozóides e óvulos . Em bactérias , os genes também podem ser transferidos entre indivíduos através de vários processos , chamados coletivamente de transferência horizontal de genes ( HGT ) .
Artificial Seleção
Dada a diversidade genética em populações de insetos e bactérias , é provável que alguns indivíduos da população são mais resistentes a um determinado antibiótico ou de pesticidas do que outros. A aplicação de um pesticida ou um antibiótico é basicamente a seleção artificial ; favorece genes para resistência , garantindo que os organismos mais resistentes são os mais susceptíveis de transmitir seus genes . Com o tempo , repetindo este processo pode conduzir gradualmente a uma população muito mais resistente do que o original.
Considerações
O uso excessivo de antibióticos é um fator importante que contribui , porque traz mais populações de bactérias em contato com os antibióticos, selecionando assim por organismos resistentes. Aplicando doses insuficientes de antibióticos ( ou pesticidas ) também pode conduzir ao aparecimento de resistência , porque permite aos indivíduos no final mais resistente do espectro para sobreviver e transmitir seus genes , enquanto que uma dose maior poderia acabar com os indivíduos mais resistentes como bem .
Bioquímica
As alterações genéticas e bioquímicas envolvidas na resistência são complexas e variadas , apesar de vários temas comuns muitas vezes se repetem quando os cientistas estudam esses organismos . Por vezes, os resultados de resistência de uma alteração na estrutura da proteína alvo do antibiótico ou pesticida ; muitas vezes resulta de uma melhor capacidade de desagregar o pesticida ou o antibiótico ou exportar a partir do organismo ou célula . Muitas bactérias resistentes à penicilina , por exemplo, possuem uma enzima chamada beta -lactamase , que quebra a molécula da penicilina , tornando-a ineficaz.