ventos do furacão são extremamente poderosos. Às vezes , rajadas de vento podem atingir velocidades de 190 mph . Estes ventos fortes mover em um padrão circular e empurrar a água muito parecido com os ventos que geram as ondas quebrando na praia. No lado do oceano da tempestade , a água pode fluir " downhill" e, portanto , qualquer aumento no nível do mar é mínima. O lado da terra , no entanto, é uma história diferente . À medida que o furacão se aproxima da terra , o vento acumula a água em uma colina, logo à frente do olho do furacão .
Litoral
A tempestade é criado por furacão enrola , mas a forma da linha de costa , também ajuda a determinar a sua altura . Um declive mais acentuado e mais estreito plataforma continental permitir que a água do montículo de dissipar a um grau mais elevado , enquanto que um declive mais raso e plataforma continental mais amplo encorajar a formação de ondas maiores. A Costa do Golfo dos Estados Unidos apresenta encostas rasas ao longo de seu litoral, por isso é mais provável ver grandes tempestades de costas em águas profundas .
Fatores
Outra consideração importante é a maré . Se a chegada da tempestade acontece na ou perto da maré alta , o nível do mar é mesmo ainda maior. A combinação da maré alta normal e a tempestade é chamada de maré de tempestade. Tempestades também tendem a ser mais fortes perto da direita do olho , porque os ventos do furacão movimento em um padrão circular. À direita do olho, eles explodem diretamente em direção à costa , então eles tendem a se acumular mais água aqui. À esquerda do olho, por outro lado , eles sopram de distância da costa .
Efeitos
Quando o furacão Katrina atingiu Nova Orleans em 2005, veio com tempestades que varia de 25 a 28 pés. Grande tempestade surge como estas causam graves inundações e danos. Eles trazem ondas de furacões violentos em contato com estruturas que não foram projetadas para resistir a eles, e eles podem corroer as fundações abaixo edifícios , estradas e outras estruturas. Ao inundar áreas costeiras e estuários , eles também podem introduzir grandes quantidades de água do mar em ecossistemas sensíveis , causando danos não só para a vida humana e da propriedade , mas a vida selvagem também.