O método científico é empírico. Ou seja, ele se baseia na observação direta do mundo, e desdenha hipóteses contrárias aos fatos observáveis . Isso contrasta com os métodos que se baseiam na razão pura (incluindo o proposto por Platão ) e com métodos que dependem de fatores subjetivos emocionais ou outras .
Replicável
Os experimentos científicos são replicável . Ou seja, se uma outra pessoa duplica a experiência, ele ou ela vai obter os mesmos resultados . Cientistas devem publicar o suficiente de seu método para que outra pessoa, com formação adequada , poderia replicar os resultados. Isso contrasta com os métodos que se baseiam em experiências que são únicas para um determinado indivíduo ou um pequeno grupo de indivíduos.
Provisórios
Os resultados obtidos através do método científico são provisórias ; eles são ( ou deveriam ser) uma questão em aberto e debate. Se surgirem novos dados que contradizem a teoria, que a teoria deve ser modificada . Por exemplo, a teoria do flogisto de fogo e combustão foi rejeitada quando as provas contra ele surgiu .
Objetivo
O método científico é objetivo. Ele se baseia em fatos e no mundo como ele é , e não em crenças , desejos ou desejos . Cientistas tentam (com graus variados de sucesso ) para remover seus preconceitos ao fazer observações
sistemática
A rigor, o método científico é sistemático. ; ou seja, ele se baseia em estudos cuidadosamente planejadas , em vez de na observação aleatória ou casual. No entanto , a ciência pode começar a partir de alguma observação aleatória. Isaac Asimov disse que a frase mais emocionante ouvir na ciência não é "Eureka ! " mas " Isso é engraçado . " Após a avisos cientista algo engraçado , ele ou ela passa a investigá-lo sistematicamente .