Embora VSEPR é frequentemente ensinada em conjunto com estruturas de pontos de Lewis , na verdade foi desenvolvida de forma independente - estruturas de pontos de Lewis foram introduzidas pela primeira vez um meio século antes . No final dos anos 1950, Gillespie e Nyholm procurando a melhor maneira de ensinar geometria molecular para os alunos. Eles notaram que algumas regras simples aplicáveis ao metano, amônia e água também se aplica a várias outras moléculas , embora com algumas exceções. Gillespie e Nyholm descobriram que não só foram estas simples regras mais fáceis de ensinar , mas as regras poderia ser justificada até certo ponto, com base em modelos mais sofisticados. Em 1957, eles publicaram um artigo explicando as suas ideias .
Regras
A grande vantagem do modelo VSEPR é a sua simplicidade surpreendente . Assume-se que os pares de elétrons em torno de um ato átomo como se repelem. Pares de ligação dos elétrons quero ser tão distantes uns dos outros e solitários pares de elétrons possível. Pares de elétrons , no entanto, ocupam mais espaço , por isso, a distribuição de títulos em torno de um átomo é um pouco " torto ", onde um par de elétrons está envolvido.
Aplicações
Se um átomo tem quatro títulos e não pares solitários , VSEPR prevê os laços vão organizar-se em torno do átomo em um padrão tetraédrico assim os ângulos entre os quatro títulos são iguais. Isto é exactamente o que , de facto, é observado para o metano . Se um átomo tem três títulos e um par de elétrons , VSEPR prevê que vai formar uma espécie de forma piramidal com o átomo no ápice eo vínculo ângulos ligeiramente abaixo 109,5 graus. Este é , de facto, o que se observa para o amoníaco . E se uma molécula tem dois títulos e dois pares solitários , VSEPR prevê uma estrutura dobrada com um ângulo um pouco abaixo 109,5 graus para os dois títulos de obrigações - o que é , de fato, o que se observa para a água. VSEPR pode ser usado para encontrar a geometria de moléculas maiores ou átomos com pares de 5 ou 6 de colagem e solitários também.
Limitações
VSEPR tem muitas limitações . Ela não se aplica a certas moléculas , especialmente complexos formados por metais de transição . Também não é possível fazer cálculos com VSEPR ; você pode ter uma idéia da forma, mas nada mais. Finalmente, VSEPR não dá nenhuma informação sobre como a densidade de elétrons é realmente distribuída. Os modelos mais sofisticados, como a teoria das orbitais moleculares são necessários para determinar como a densidade de elétrons é distribuída em torno da molécula. No entanto, VSEPR é tão conceitualmente simples que você pode usá-lo para trabalhar rapidamente geometria molecular em sua cabeça - . Que é por isso que tem sido ensinado a gerações de estudantes de química e continua a ser útil para o dia de hoje