Ao contrário de glia , neurônios têm projeções chamadas axônios e dendritos . Os axônios atuam como cabos para transportar sinais de saída para outras células , enquanto as dendrites aceitar sinais de entrada. Além disso , ao contrário de glia , neurônios gerar sinais chamados potenciais de ação que viajam através do axônio até a sinapse , uma junção entre um axônio e uma célula pós-sináptica. No sinapses químicas , substâncias químicas chamadas neurotransmissores são liberados para transmitir a mensagem para a célula pós-sináptica , enquanto em outras sinapses " elétricas" canais entre as duas células transmitir o sinal elétrico diretamente na célula pós-sináptica.
Myelination
Enquanto glia não transmitem mensagens diretamente a si mesmos, eles desempenham papéis coadjuvantes neste processo. Em seu sistema nervoso central, chamada glia bainhas oligodendrócitos envoltório feito de um material chamado de mielina em torno dos axônios dos seus neurônios , acelerando assim a taxa a que os potenciais de ação podem viajar ao longo do axônio . No sistema nervoso periférico , as chamadas células de Schwann são substituídos pelos oligodendrócitos encontradas no CNS , mas eles continuam a desempenhar um papel similar.
Astrócitos
Outros glia chamado astrócitos ajuda a regular as quantidades de concentrações de neurotransmissores e íons de fora seus neurônios. Eles podem liberar neurotransmissores em algumas circunstâncias, mesmo que eles não transmitem potenciais de ação. Eles desempenham um papel importante na formação da barreira sangue-cérebro , a barreira que controla a entrada de substâncias da corrente sanguínea para o cérebro e fazer com que os vasos sanguíneos se dilatam quando os neurônios estão ativos nas proximidades para que o neurônio ativo pode obter o oxigênio e açúcar ele precisa. Eles também fornecem suporte estrutural para os neurônios.
Outros Glia
Seu sistema nervoso apresenta alguns outros importantes tipos de células gliais . Microglia são o sistema imunitário do seu cérebro e sistema nervoso central . Enquanto a barreira sangue-cérebro ajuda a proteger o cérebro de exposição a maioria dos invasores , se houver deve acontecer a fazer o seu caminho , o seu microglia irá destruí-los. Células ependimais formar o revestimento em torno dos ventrículos do cérebro e do canal central da medula espinal , as quais são preenchidas com fluido cerebrospinal . Células ependimárias têm projeções semelhantes a pêlos ondulados chamados cílios que ajudam a manter o fluido que circula corretamente.