Esta é a seção de água uma nação adjacente pode reivindicar a soberania sobre , incluindo todo o ar acima da água e da terra abaixo dela. Os limites de um mar territorial pode prolongar-se mais de 12 milhas náuticas da linha de base da costa do país. Os navios estrangeiros que têm o direito de passagem inocente nessas águas , desde que respeitem as leis e regulamentos do país adjacente.
Zona Contígua
Este é um limite secundário que inclui o mar territorial e pode prolongar-se mais de 12 milhas náuticas , ou mais de 24 milhas náuticas da linha de base. Nestas águas , a nação adjacente controla e defende regulamentação do tráfego marítimo , incluindo alfândega, imigração e saneamento. Eles também possuem a propriedade de quaisquer artefatos arqueológicos que podem ser descobertos dentro destes limites .
Zona Económica Exclusiva
Este terceiro limite pode estender-se até 200 milhas náuticas da linha de base do país, ou até que ele entra em contato com a fronteira de outro país. Dentro destas águas , uma nação tem direitos soberanos no uso de qualquer e todos os recursos naturais, exploração subaquática e conversa marinha , bem como o direito de construir ilhas artificiais e outras estruturas , de acordo com o direito internacional .
os limites do Oceano fora
as águas do oceano fora de zonas económicas exclusivas e quaisquer outros territórios reivindicados são livres de propriedade e conhecido como o alto mar . O fundo do mar abaixo dessas águas e do ar acima deles não pode ser invocada por qualquer nação .