O forte aroma emitida por certos compostos de carbono é em última análise, feita com base em sua estrutura química . O mais notável dos carbonos aromáticos , os hidrocarbonetos aromáticos , libertam um odor forte porque a sua estrutura química contém um anel de benzeno , que é de seis grupos de carbono e de hidrogénio ligados em conjunto num anel . Nem todas as substâncias com um anel benzeno são aromáticos . No entanto , a interacção entre o anel de benzeno com outros componentes estruturais , tais como cadeias de hidrocarboneto , tende a desprender ligeira a moderadamente odores agradáveis . O naftaleno é um exemplo de um hidrocarboneto . É responsável pelo cheiro de naftalina.
Fisiologia
Scent é parcialmente consequência do aparato sensorial , que é utilizado para detectá-lo. Ausente um nariz , um " cheiro " é apenas um grupo de moléculas que flutuam em um vetor. De carbono, juntamente com o hidrogênio, é um dos constituintes " blocos de construção " da matéria orgânica. O carbono é conhecido por ter uma forte afinidade com átomos de hidrogênio e oxigênio , que é por isso que é visto em tantas moléculas grandes e complexas. Afinidade de carbono para moléculas grandes e complexas explica sua tendência para estimular receptores de cheiro ; receptores de cheiro são quimiorreceptores que respondem a moléculas complexas .
Biologia Evolutiva
Parte da razão pela qual o sentido do olfato é desencadeada por compostos de carbono é explicada pela evolução . Todos os animais precisam se alimentar de matéria orgânica para sobreviver. Toda a matéria viva contém carbono . Os seres humanos e outros animais desenvolveram o seu sentido de cheiro parcialmente , a fim de rastrear alimentos. Desde literalmente todos os alimentos contém carbono , todos os animais evolutivamente beneficiar de ter receptores que detectam este átomo em pequenas quantidades e identificá-lo como um positivo .
Fatores físicos
A aplicação de condições físicas , como calor ou frio para compostos de carbono pode fazer com que emitem odores fortes . Muitos compostos de carbono emitem odores fortes quando exposto ao calor , razão pela qual um bife na geladeira não cheira tão fortemente como um bife na grelha. Enquanto a alta temperatura não chega a alterar a estrutura química de compostos de carbono , que faz com que eles sejam libertados para a atmosfera , o que os torna cheiro muito mais forte do que seria de outra forma . Temperaturas extremamente baixas tem o efeito oposto.