Se E é 0 - se não há pares isolados ao redor do átomo central , em outras palavras - o átomo irá estar no centro de um tetraedro , com cada uma das quatro ligações apontador em direção a um dos quatro cantos. Os ângulos entre quaisquer duas ligações são iguais e perto de 109,5 graus. Esta é a solução mais comum para átomos de carbono em compostos orgânicos . Dos muitos exemplos , o metano é provavelmente o mais popular
Gangorra
Se E é 1 - . Se há um par de electrões , em outras palavras - - o átomo tem uma configuração atômica gangorra. Dois dos títulos apontam para cima e para baixo ; os outros dois formam um triângulo com o átomo central num plano horizontal . O ângulo entre as ligações verticais e os horizontais é ~ 90 graus ; o ângulo entre as duas ligações horizontais planas é um pouco inferior a 120 por causa do par solitário . Tetrafluoreto de enxofre é um exemplo.
Praça Planar
Imagine que E é 2 e, portanto, a fórmula é AB4E2 com dois pares de elétrons e quatro títulos. Neste caso , o composto tem uma configuração quadrada planar atómica , com todas as quatro ligações encontram-se no mesmo plano e um ângulo de 90 graus entre quaisquer duas ligações . Tetrafluoride Xenon é um exemplo desta geometria um pouco mais incomum.
Considerações
Você não vai encontrar quaisquer compostos com três pares de elétrons e quatro títulos , então zero, um e dois pares de elétrons são as únicas possibilidades que você precisa considerar para um composto AB4 . Para o par possibilidade de um elétron , lembre-se que em VSEPR , a par de elétrons se comporta como se repele os pares de ligação mais forte do que eles se repelem . Consequentemente , o ângulo entre as duas ligações , vai ser menos de 120 graus , embora você não pode usar VSEPR para calcular o ângulo de ligação . Você simplesmente ter uma idéia aproximada do que será.