Ligue o espectrômetro e zero -lo, colocando água destilada em uma cubeta e executá-lo como uma amostra. Diferentes espectrômetros terá software ou meio de operação um pouco diferente , mas cada um deve vir com instruções claras sobre como calibrar com uma amostra em branco de água destilada.
2
Encha uma cubeta com a primeira amostra do conhecido concentração . Execute o exemplo para determinar o valor de absorção . Anote o número de amostras, a concentração já conhecida e a leitura da absorvância . Por exemplo, uma amostra pode ter uma concentração de 0,05 mol por litro e uma absorção de 400
3
Preencher uma nova cuvete com a próxima amostra e executá-lo através do espectrômetro. Anote o número da amostra , concentração e absorção . Por exemplo , a amostra 2 pode ter uma concentração de 0,5 moles por litro e uma absorvância de 4000 . Faça o mesmo para a terceira amostra . Para este exemplo , vamos supor que Amostra 3 tem uma concentração de 5 moles por litro e uma absorção de 40.000.
4
Use o Beer- Lambert Lei para calcular o coeficiente de absortividade molar para cada amostra. Esta equação indica que a absorvância é igual à concentração da solução , multiplicada pelo comprimento do percurso ( a largura da cubeta ), multiplicada pelo coeficiente de absortividade molar : A = ebc , onde e é o coeficiente de absortividade molar , b é o comprimento do percurso , c é a concentração e a é a absorvância . Multiplicar o comprimento do caminho em centímetros até à concentração , em seguida, dividir a absorvância por esse número . Para este exemplo , vamos supor que a cuvete é de 1 centímetro de largura . Para Amostra 1 , multiplique 1 por 0,05, o que equivale a 0,05. Divida 400 por 0,05 para um coeficiente de absortividade molar de 8000 .
5
Execute o mesmo cálculo para as demais amostras . Para a Amostra 2 , multiplicar por 0,5 para um resultado de 0,5 . Divide 4,000 por 0,5 , para se obter uma constante de absortividade molar de 8000 . O mesmo cálculo para a Amostra 3 , também se obtém um resultado de 8000 . Em condições laboratoriais reais , cada amostra irá produzir uma constante ligeiramente diferente . Registre cada um.
6
Média de todas as constantes de absortividade molar calculados somando-os e dividindo o total pelo número de amostras que você executou . Agora você pode usar o coeficiente de absortividade molar resultante para estimar a concentração de amostras desconhecidas .