O dióxido de carbono é um gás inodoro e incolor à temperatura ambiente . A sua fórmula molecular é de CO2 e as moléculas são compostas de um átomo de carbono de forma covalente dupla ligado a dois átomos de oxigénio . O dióxido de carbono dissolve-se na água e forma ácido carbónico , através de uma reacção química . Em outras reações com água , as formas de ácido carbónico eletricamente chaged íons e cátions. Dióxido de carbono gasoso fornece uma maneira para o corpo humano para transportar e utilizar o elemento carbono , a base de toda a vida na Terra .
Vasodilatação
O dióxido de carbono é o ser humano agente de vasodilatação do corpo mais forte que ocorre naturalmente . O composto químico relaxa o tecido do músculo liso nos vasos sanguíneos , causando-lhes a aumentar de tamanho . A resistência vascular diminuída permite que uma maior quantidade de fluxo de sangue através das veias , artérias e arteríolas , a redução da pressão sanguínea . Os níveis normais de dióxido de carbono no sangue prevenir a vasoconstrição excessiva e pressão arterial elevada resultante. As concentrações de dióxido de carbono arterial e venoso são mantidos através de padrões normais de respiração .
Respiração
O dióxido de carbono é um componente essencial da respiração humana interno. Os seres humanos respiramos oxigênio que sustenta a vida e expulsar o dióxido de carbono . O gás de dióxido de carbono é um produto residual produzido quando as células queimar oxigénio para produzir o trifosfato de adenosina , ou ATP . O ATP de nucleotídeos é a principal fonte de energia do organismo celular metabólica. O dióxido de carbono é trocada a partir do sangue para os alvéolos do pulmão , ou pequenos sacos de ar por difusão simples . O dióxido de carbono é então expulso do corpo através da respiração para fora.
Sangue pH tampão
Junto com o ácido carbônico dissolvido e íons bicarbonato , arterial e venoso dióxido de carbono mantém a nível de pH adequado do sangue . Se o sangue se torna muito ácida ou básica , doença ou morte são os resultados . O sistema de tampão de carbonato , com dióxido de carbono como um componente primário , aumenta ou diminui o pH do sangue para um estado de equilíbrio através da neutralização de hidróxido de iões básicos e os iões de hidrogénio ácidos. Altos níveis de dióxido de carbono baixar o pH do sangue , enquanto que concentrações mais baixas elevar o pH .