A fim de compreender o papel da cultura no desenvolvimento cognitivo , Vygotsky sugere que devemos estudar o desenvolvimento cognitivo a partir de quatro perspectivas inter-relacionadas: a microgenética , ontogenética phlyogenetic e sócio-históricas . O microgenético se refere ao desenvolvimento durante curtos períodos de tempo , minutos e segundos. Ontogenética se refere a mudanças ao longo da vida , enquanto phlyogenetic refere-se a mudanças ao longo de períodos evolutivos. Histórico-social refere-se às mudanças que ocorreram em sua cultura ao longo do tempo , essa mudanças nos valores , normas , tradições e tecnologias ao longo da história da cultura.
Beginnings Biológica
Vygotsky propôs que as crianças nascem equipado com algumas funções mentais importantes. Essas funções incluem memória, sensação, percepção e atenção. Estas funções mentais básicas então aproveitar a cultura a que são submetidos , ea cultura transforma essas funções em novos processos mentais ou habilidades cognitivas superiores .
A Influência Social
competência cognitiva precoce surge de interações com adultos e outros associados competentes na cultura da criança. Vygotsky cita como prova a miríade de tarefas a criança deve aprender que são demasiado complicadas para aprender de forma isolada , como falar uma língua. Ele propõe que a maioria das tarefas são aprendidas através de orientação e incentivo da cultura em torno da criança . Desenvolvimento cognitivo da criança é , portanto, influenciada e moldada como ele participa de atividades culturais e observa os adultos se envolver nessas atividades culturais.
Ajudando Crianças no desenvolvimento cognitivo
De acordo com Vygotsky teoria , podemos ajudar as crianças no desenvolvimento cognitivo por meio das interações corretas. Essas sugestões incluem um ambiente de aprendizagem estrutura em que nós fornecemos a criança com a ajuda e instruções adaptadas às capacidades atuais da criança . Exercícios de aprendizagem cooperativa e interativa são importantes durante este processo , bem como acompanhar de perto o progresso da criança . À medida que a criança ganha mais capacidade , devemos virar a responsabilidade mais mental para o filho. Ao contrário da teoria de Piaget , que enfatiza pares como os principais agentes de mudança no desenvolvimento cognitivo de uma criança, com Vygotsky , os adultos são a fonte mais importante .