Os modelos atuais da física descrevem quatro forças fundamentais presentes em toda a natureza : a força eletromagnética , a força fraca , a força forte e gravidade; a força forte é o mais forte dos quatro. Ao contrário dos outros, no entanto , esta força é também de curto alcance , ou seja, as partículas devem ser separados por apenas um extremamente pequena distância antes de experimentar seus efeitos . Dentro deste curto alcance , a força forte é realmente muito forte --- poderoso o suficiente para superar a repulsão entre as cargas positivas dos prótons.
Distâncias
Físicos descrevem a força forte como uma interação mediada pela troca de partículas chamadas glúons . Para a força de repulsão forte para superar , a distância entre as partículas deve ser aproximadamente igual ao diâmetro de um protão ou um neutrão . Em distâncias maiores , a repulsão entre os prótons carregados positivamente torna voar para longe um do outro. Os nêutrons também experimentam interações forte de força , mas eles não sentem repulsa eletromagnético , porque eles não têm carga .
Fusão
O curto alcance do forte vigor explica por fusão nuclear, processo que ocorre no núcleo do Sol , requer temperaturas extremamente altas para ocorrer. Os núcleos atómicos não entram normalmente próximos uns dos outros , porque a repulsão entre cargas positivas prende -los. Para superar essa repulsa, os núcleos devem estar se movendo muito rápido --- tão rápido que a repulsão é insuficiente para detê-los. Uma vez que eles colidem, a força forte mantém as partículas em conjunto.
Nêutrons
bombardear núcleos com nêutrons , pelo contrário, é muito mais fácil , porque os nêutrons não experimentam qualquer repulsão eletromagnética , e se chegar perto o suficiente para um núcleo, eles podem tornar-se atraído por ele . Neutrões também são importantes para a estabilidade de núcleos maiores . Ao manter os prótons separados, eles ajudam a diminuir a repulsão entre as cargas positivas , e eles também aumentam o poder das forças de ligação do núcleo juntos.