O processo de dissociação é a dissolução de compostos iônicos para produzir íons. Quando você introduz a água para os compostos iônicos , as moléculas de água vai puxar apartamento as ligações iônicas . Isso acontece porque as extremidades polares das moléculas de água têm uma forte atração para os íons positivos e negativos do composto iônico ; eles cercam os cátions positivos e os ânions negativos em um processo chamado de hidratação.
condutores de eletricidade
O processo de dissociação pode produzir soluções eletrolíticas . Soluções eletrolíticas são soluções que possam conduzir eletricidade devido às substâncias dissolvem-se na água para produzir íons. Um eletrólito forte vai dissolver bem e produzir muitos íons , enquanto um eletrólito fraco irá dissolver , mas não produzem muitos íons.
Exemplo de dissociação
O cloreto de sódio é um bom exemplo de um composto iónico forte . Os aspectos positivos íons em sódio e os íons negativos em cloro atrair um ao outro e formar um vínculo forte . Cloreto de sódio é encontrado nas prateleiras dos supermercados como o sal iodado . Quando você soltar o sal iodado em água , dissolve-se (ou se dissocia ) e libera a sua forma elementar ( íons ) na água. No entanto, se você adicionar muito sal iodado de uma só vez , ele vai equilibrar e não se dissociam .
Compostos moleculares
Outro processo que pode produzir íons , embora mais rara , é chamado de ionização . Neste processo, os compostos moleculares dissolver em água para a produção de iões . Enquanto a maioria dos compostos moleculares não se dissolvem em água , ácidos não porque eles produzem íons de hidrogênio .