Grande parte do que os cientistas sabem sobre átomos foi descoberto por estudar espectros atômicos . Já em meados do século 19 , os cientistas notaram que, quando foram aquecidos elementos como sódio ou de potássio , que sempre a luz emitida em determinados comprimentos de onda característicos . A recolha destes comprimentos de onda para um dado elemento é chamado o seu espectro de emissão , e cada elemento tem um espectro de emissão original . Não só os espectros de emissão fornecer pistas valiosas para a natureza dos átomos , eles também se mostrou útil como um meio de identificação de vários elementos.
Chama
A chama em um bico de Bunsen não emite muita luz - muito mais calor do que luz , de fato, ea chama é normalmente uma cor azul clara . Quando você furar uma amostra de um sal inorgânico para a chama , os íons do metal no sal tornar-se animado e emitem em comprimentos de onda a característica para seus elementos. Essas emissões emprestar a chama de uma nova cor . Para alguns metais , você pode usar essa cor para identificar o íon metálico presente no sal .
Cores
O lítio é vermelho brilhante em um teste de chama iónica , enquanto que o cálcio é laranja-avermelhado . O bário é verde , o potássio é lilás ou rosa, e de sódio é um amarelo-laranja extremamente brilhante . O cobre é azul-esverdeado , e estrôncio é uma cor vermelha como o lítio . Se você está tendo dificuldade em distinguir dois elementos com cores semelhantes , pergunte a um parceiro para ver a chama através de um espectroscópio de mão como você adicionar o sal. Ou você ou o seu parceiro pode então gravar a posição de cada linha espectral , converter isso em um comprimento de onda e compará-lo com os espectros de emissão de vários elementos para descobrir o que é.
Considerações
Você deve manter a amostra de sal em um vidro de relógio. Para adicioná-lo à chama , você pode umedecer um fio da liga de níquel-cromo em algum ácido clorídrico e mantenha-o na chama para limpá-lo . Em seguida, re- umedecer a ponta do fio com ácido clorídrico , furar a ponta no sal para pegar alguns dos que , em seguida, insira novamente a ponta do fio para a chama. O fio geralmente emprestam um pouco de laranja para a chama, então você tem que levar isso em conta ao identificar o sal. Nunca tente realizar esse procedimento sem supervisão ou fora de um laboratório de química - uma chama aberta pode ser potencialmente muito perigoso
.