Você provavelmente está familiarizado com o cheiro de hortelã, e talvez em um momento em sua vida que você comeu uma fatia de bolo de sementes de cominho . As moléculas que dão hortelã e alcaravia seu odor têm a mesma fórmula química , mas que são imagens de espelho um do outro , e que é uma ligeira modificação do único motivo de hortelã e de alcaravia cheiro tão diferente . O éter dimetílico é um gás à temperatura ambiente ; etanol tem exactamente a mesma fórmula química , mas a temperatura ambiente é um líquido . A única diferença é a estrutura - e como você pode ver , isso faz uma grande diferença
Propriedades
moléculas com a mesma fórmula química , mas diferentes estruturas podem , às vezes. têm propriedades muito diferentes , porque a sua estrutura afeta a maneira como eles interagem com outras moléculas. O etanol , por exemplo , tem um átomo de hidrogénio ligado a um átomo de oxigénio , de modo que pode interagir com outras moléculas de etanol , pela formação de ligações de hidrogénio . Dimetil éter , pelo contrário, é incapaz de fazer o mesmo. A interacção de ligação de hidrogénio dá o etanol um ponto de ebulição muito mais elevado . A estrutura diferente das duas moléculas também garante que eles sofrem reações diferentes. O etanol , por exemplo, reage com uma substância química chamada reagente de Jones para fazer o ácido acético , enquanto éter dimetílico não vai .
Enzimas
A estrutura é especialmente importante em bioquímica . Em seu corpo , moléculas chamadas enzimas catalisam reações importantes entre moléculas chamadas substratos. A parte da enzima que interage com os substratos é chamado o local activo , e da forma do local activo é crítica , uma vez que determina qual dos substratos da enzima pode utilizar . O sítio ativo é moldado de tal forma que somente determinados substratos pode caber , assim como apenas um tipo de chave pode encaixar o bloqueio em sua porta da frente .
Biologia
o mesmo é verdade para muitas das outras proteínas que desempenham papéis importantes em seu corpo. O seu senso de cheiro detecta odores , por exemplo, porque as moléculas de vapor se ligam a proteínas específicas em sua cavidade nasal chamado receptores olfativos . Cada receptor olfativo só pode vincular moléculas que têm uma forma complementar , assim como a mão direita só se encaixa em uma luva com a mão direita , e é assim que seu cérebro faz uma distinção entre o aroma de hortelã eo cheiro de cominho - as duas mirror- moléculas de imagem se ligar aos receptores olfativos em diferentes terminações nervosas no nariz .