O átomo é composto de prótons, nêutrons e elétrons. Prótons e nêutrons são conhecidas como núcleos , uma vez que compõem o núcleo. Os elétrons são encontrados fora do núcleo , orbitando em torno dele. Os nêutrons não têm carga , mas os prótons são carregados positivamente e, portanto , é assim o núcleo. Um elétron tem uma carga negativa que contrabalança exatamente a carga de um próton . Se um átomo contém mais elétrons do que prótons , torna-se um íon negativo ; se ele contém mais prótons que elétrons , então é um íon positivo .
Fusão nuclear
Na fusão , os núcleos de dois ou mais átomos , na verdade, combinam-se para tornar-se um único , novo núcleo, mais pesado. Como o núcleo de um átomo é carregado positivamente , quando dois ou mais núcleos estão reunidos eles se repelem fortemente . Por conseguinte , leva-se uma quantidade muito grande de energia para superar a repulsão e provocar a fusão . Quando uma quantidade suficiente de energia são fornecidos e os núcleos estão perto o suficiente , a força nuclear torna-se realmente forte o suficiente para atrair os núcleos juntos e causar a sua fusão.
Fusão de elementos mais leves
Mesmo que leva uma grande quantidade de energia para ultrapassar as forças de repulsão entre os núcleos de uni-las , uma vez que a fusão não ocorre , na verdade, pode ser uma libertação de energia , que é maior do que a energia que foi originalmente necessária para superar repulsão nuclear . Isto significa que o processo global de fusão liberta energia , ou é exotérmica . Isto é apenas o caso , no entanto , para os elementos até ao ferro . No caso de elementos mais pesados do que o ferro , o processo global de fusão realmente requer uma entrada de energia , razão pela qual a fusão ocorre geralmente apenas para elementos mais leves .
The Sun
As reações de fusão no Sol são a razão de sua saída da energia . No núcleo da estrela , o elemento de hidrogénio é convertido para o elemento hélio . A reação real fusão requer quatro núcleos de hidrogênio e produz um núcleo de hélio . Em cada tal reacção , uma quantidade muito pequena de material é convertido em uma pequena quantidade de energia, porque o único núcleo de hélio é um pouco mais leve do que os núcleos de hidrogénio a partir de quatro . Inúmeras dessas reações ocorrem no Sol a cada segundo e são coletivamente responsáveis por sua enorme produção de energia.