O átomo de carbono em metanol, é ligado a três átomos de hidrogénio e um de oxigénio ; o átomo de oxigênio é , por sua vez ligado ao quarto átomo de hidrogênio. O átomo de carbono e os seus três hidrogénios formar uma pirâmide com o carbono no seu vértice ; o átomo de oxigénio e de hidrogénio ligado a são posicionadas como um mastro e bandeira apontando para cima a partir do topo da pirâmide . Também é possível imaginar metanol como um tetraedro com o átomo de carbono no centro , três dos seus átomos de hidrogénio e o átomo de oxigénio nos cantos , e uma outra de hidrogénio ligado ao átomo de oxigénio .
Electronegatividade
Os elétrons em ligações entre diferentes elementos são frequentemente partilhadas de forma desigual . Você pode ter uma noção de como eles serão distribuídos através da comparação da eletronegatividade dos dois elementos , que é uma medida relativa da sua capacidade de atrair e prender os elétrons . Como você cabeça para cima e para a direita na tabela periódica para flúor, elementos tornam-se cada vez mais eletronegativo . O oxigênio é muito mais eletronegativo que seja de carbono ou hidrogênio , por isso é mais do que um porco de elétrons e tende a manter os elétrons compartilhados mais perto de si .
Polaridade
O metano é completamente simétrico . O átomo de carbono que forma o centro de um tetraedro com um átomo de hidrogénio em cada um dos quatro cantos . Carbono e hidrogênio possuem eletronegatividade muito semelhantes , então eles tendem a compartilhar elétrons quase igualmente . Isso faz com que o metano um composto apolar - um composto sem separação de carga . O metanol , por outro lado , é muito polar . O hidrogênio ligado ao átomo de oxigênio é poucos elétrons e, portanto, um pouco de carga positiva , enquanto o oxigênio é rica em elétrons e, portanto, um tanto carregado negativamente.
Ligações de Hidrogênio
Este disparidade cria links chamadas pontes de hidrogênio entre moléculas de metanol. O átomo de hidrogénio em uma molécula de metanol pode interagir com o átomo de oxigénio em si. Essas interações são nem de longe tão forte quanto os laços dentro de metanol, mas ajudam a segurar as moléculas diferentes juntos. É preciso energia para quebrar as ligações de hidrogênio , então você precisa de muito mais calor para ferver metanol do que você precisa para ferver metano. O metano, por outro lado, é apolar e não tem nenhuma ligação de hidrogênio , por isso as forças de atração entre as moléculas de metano são muito mais fracos , e ferve a uma temperatura mais baixa .