A missa de elétrons comparação com Prótons

A maior parte da massa de um átomo reside no núcleo , a pequena assembléia de prótons e nêutrons em seu núcleo. Os electrões são cruciais para a química dos elementos , mas em termos da massa são contribuidores menores . A massa de um elétron é aproximadamente 1836 vezes menor do que a massa de um próton --- tão pequena que é quase insignificante. Tamanho

Os átomos são tão incrivelmente pequena ajuda para imaginá-los com uma analogia. Pense na última vez que fui a um estádio de beisebol e tente se lembrar o quão grande ele era. Se o núcleo de um átomo fosse do tamanho de uma mosca na grama , o átomo como um todo seria sobre o tamanho do estádio. Contudo, o protão no centro de um átomo de hidrogénio , constitui uma 99,9995 por cento da massa total do átomo .
Átomos maiores

As proporções são muito semelhantes para os átomos maiores . Leve o átomo de hélio , por exemplo , que contém dois prótons , dois nêutrons e dois elétrons . Mais uma vez , o núcleo é mais de 99,999 por cento da massa total . A massa real de um elétron é 9,109 x 10 ^ -31 kg , enquanto a massa de um próton é 1,673 x 10 ^ -27 kg --- várias ordens de magnitude maior . A massa de um nêutron é ligeiramente maior do que a massa de um próton .
Medidas

A massa dessas partículas subatômicas é tão pequeno que pareça incrível que os seres humanos são capazes de medi-la. Você não pode medir a massa de um elétron ou próton com uma escala comum, mas você pode usar outros truques em seu lugar. Uma vez que ambas as partículas são carregadas , quando eles se movem através de um campo magnético no campo exerce uma força sobre elas . Você pode usar a quantidade de deflexão ea carga de ambas as partículas conhecidas para calcular sua massa.
Oil Gota Experiment

A massa do elétron foi originalmente calculado usando uma abordagem ligeiramente diferente . JJ Thomson , o cientista que descobriu os elétrons , encontrou sua relação massa -carga , mas os cientistas ainda precisava saber a sua carga para encontrar sua massa. Outro cientista chamado Robert Millikan determinou a carga através da experiência óleo soltar. Ele projetou um dispositivo onde uma fina névoa de gotículas de óleo carregadas cairia em um campo elétrico. Ao ajustar a intensidade do campo , que pudesse encontrar o ponto no qual se exactamente contrabalançadas a força da gravidade para uma dada gota , e com esta informação que pode calcular a carga da gotícula . Ele descobriu que todas as gotículas tinha acusações que eram múltiplos de um único número .: 1,602 x 10 ^ -19 coulombs , a carga de um único elétron

Hobbies, Jogos © direito autoral [www.ptjogos.com]