O componente básico da fissão nuclear é um átomo. Um átomo é a menor partícula ou unidade dentro de um elemento . Átomos de possuir características do elemento e não pode ser quebrado em partes menores , mantendo as propriedades do elemento . Um átomo contém elétrons , e também um núcleo que consiste de prótons e nêutrons.
A fissão nuclear ocorre quando o núcleo de um átomo se divide em dois núcleos . Quando esta divisão acontece , uma grande quantidade de energia é liberada e os produtos são formados.
Produtos
Os produtos criados a partir de fissão nuclear são radioativos . A energia criada pela fissão nuclear vem sob a forma de calor e radiação . Além dessa energia e dois núcleos , dois ou três nêutrons são produzidos.
Porque
A fissão nuclear pode ocorrer espontaneamente na natureza. Por exemplo , urânio e outros elementos de sofrer fissão espontânea dentro do núcleo da Terra . A energia produzida a partir da fissão gera tectônica calor e unidades da placa , que é a premissa para a energia geotérmica . Além disso, a datação radiométrica de rochas é possível através da fissão nuclear que ocorre naturalmente .
Além de reações espontâneas , a fissão nuclear ocorre sob mecanismos artificiais controlados que irradiam certos elementos com nêutrons para produzir reações .
Reação em Cadeia
Os nêutrons produzidos por fissão nuclear são agentes livres . Estes neutrões livres pode , por sua vez , estimula um outro átomo de sofrer fissão nuclear . Os nêutrons livres criados a partir dessa segunda fissão pode incitar a outro átomo e assim por diante . Este processo chama-se uma reacção em cadeia . Como os elementos podem ser compostos por diversos átomos , milhões de reacções em cadeia pode ocorrer em menos de um segundo , dependendo do tipo e tamanho da amostra elemento a ser utilizado . Nem todos os elementos sofrer fissão nuclear. Elementos pesados, como o tório, urânio e plutônio são mais comumente usados para gerar reações em cadeia , que entre outras coisas, são usados para criar armas militares .
Descoberta
A reação de fissão nuclear foi descoberto em 1938, por acidente. Físicos alemães , Fritz Strassmann e Otto Hahn estavam conduzindo experimentos que envolveram bombardeando uma variedade um pouco aleatório de elementos com nêutrons. Enquanto todos os outros elementos se tornou radioativa com propriedades ligeiramente alterados , não foi até o urânio irradiado que se depararam com os resultados dramáticos e inesperados de átomos de divisão. A reacção foi chamado "fissão nuclear " porque lembrava os cientistas da fissão celular, que é um processo que divide uma célula em duas partes.