Quando um átomo perde um ou mais elétrons , a carga total torna-se positivo, porque agora há mais prótons que elétrons . Um ião carregado positivamente é chamado um catião . Quando um átomo ganha elétrons , a carga total se torna negativo porque há mais elétrons do que prótons. Um íon com carga negativa é chamado de ânion .
Atomic Radius Versus Ionic Radius
O raio de um átomo, ou seja, a distância do núcleo até os últimos elétrons em órbita , como alterações elétrons são ganhos ou perdidos. Os catiões , que são carregados positivamente , devido à perda de electrões , tem um raio menor do que o átomo neutro . Ânions , que são carregadas negativamente , devido ao ganho de elétrons , têm um raio maior que o átomo neutro .
Carga
A carga total de um íon depende do número de electrões são ganhas ou perdidas em relação à configuração neutra . Se um átomo perde dois elétrons , então ele tem uma carga total de 2 . Se ele ganha três electrões , em seguida, que tem uma carga total de -3 , e assim por diante . Quanto maior for a magnitude da carga , maior é a diferença entre o raio do átomo neutro e o raio do ião .
Porque o raio Alterações
electrões órbita o núcleo de carga positiva porque cargas opostas se atraem , por isso, os elétrons negativos são atraídos para o núcleo positivo . Os electrões também interagir com electrões , protegendo eficazmente uns dos outros a partir da influência do núcleo positivo . Se electrões são levados a formar um catião , este efeito de blindagem é reduzido e os electrões restantes são mais fortemente atraída para o núcleo , de modo que elas se aproximam e reduzir o raio . Como os elétrons são adicionados, o efeito de blindagem é ampliada, os elétrons são menos atraídos para o núcleo, eo raio aumenta.