Encontre o átomo na tabela de elementos para determinar o número de elétrons e prótons no átomo. Por exemplo, se você tem que aprender sobre um átomo de carbono neutro, o número atômico na tabela de elementos indica o número de prótons e elétrons em um átomo de carbono neutro. Neste exemplo, o número atômico é 6, o que significa que há seis prótons e seis elétrons . Se você tem um diagrama atômica que retrata as partículas subatômicas , você deve contá-los e identificar o átomo , localizando o elemento que tem o mesmo número de prótons em cima da mesa de elementos.
2
Compare o número de elétrons para prótons para determinar a carga do átomo. Se você já sabe o átomo tem carga neutra , então você pode pular esta etapa . Se você contasse um diagrama de átomo, comparar o total de elétrons com carga negativa para o próton total de carga positiva . Se houver mais elétrons , o átomo tem uma carga negativa e se há mais prótons , tem uma carga positiva.
3
Leia a massa atômica ou peso atômico da tabela de elementos para determinar a massa do átomo . Por exemplo , com um átomo de carbono neutra é a massa atómica 12,0107 . Este número é um componente da tabela de elementos , porque transmite o número de nêutrons no átomo.