Verifique se o interruptor estiver na posição aberta. Usando fio , conecte uma extremidade do resistor variável para o seu próprio contato deslizante . Faça uma segunda ligação a partir do contato deslizante para um dos terminais do interruptor . Ligue a outra extremidade do resistor variável para o terminal negativo da célula a ser testada.
2
Ligue o fio positivo do multímetro digital para o terminal positivo da pilha e um fio de medição negativa para o terminal do interruptor não utilizado . Verifique se todas as conexões estão seguras. Agora você tem um circuito em série que você pode concluir , fechando o interruptor .
3
Defina o resistor variável para um valor que irá limitar a corrente da célula para menos de 1 amplificador. Por exemplo, se você estiver usando uma célula de 9 volts , a resistência não deve ser inferior a 9 ohms. Anote o valor da resistência .
4
Ligue o multímetro. Configure-a para um intervalo que vai medir a corrente contínua, ou CC , de pelo menos 1 amplificador.
5
Feche o interruptor . Leia a corrente em amperes mostrados no multímetro e abrir o interruptor . Gravar a leitura da corrente juntamente com o valor da resistência .
6
Aumentar a resistência do resistor variável de cerca de 20 por cento . Por exemplo , se a resistência inicial foi de 9 ohms , definir a resistência variável de cerca de 11 ohms . Anote o novo valor da resistência .
7
Feche o interruptor e tomar uma outra leitura atual. Abra a chave e gravar a nova leitura atual juntamente com o novo valor da resistência .
8
Repita o processo até que você tenha de seis a oito conjuntos de medições , aumentando a resistência em cerca de 20 por cento de cada vez. Anote seus resultados .
9
Calcule o inverso de cada leitura atual usando uma calculadora. Por exemplo, se a leitura atual é de 0,5 amp, a recíproca seria 1 dividido por 0,5, o que equivale a 2. Registre os recíprocos juntamente com os valores de resistência correspondentes.
10
Estabelecer uma curva dos valores de resistência contra os valores atuais recíprocas . Utilizar o eixo - X para os valores de corrente e de reciprocidade no eixo Y para os valores de resistência . Desenhar uma linha reta de melhor ajuste com os pontos que você plotados .
11 <p> Observe o valor da resistência em que a linha cruza o eixo Y . Este deve ser um valor negativo. Multiplique o valor cruzam pelo menos 1. O resultado é a resistência interna da célula em ohms.