Os biólogos classificam soluções em três categorias de acordo com a sua tonicidade : hipertônica , hipotônica e isotônico . A quantidade de água presente nas soluções dentro e fora da célula e na membrana celular que separa os dois são especialmente importantes na citologia , o estudo de células e o meio celular . A tonicidade da solução dentro da célula é comparada com a do fluido extracelular circundante . Em um sistema vivo , a água se move para trás e para a frente através da membrana celular de estabelecer um equilíbrio entre as soluções interiores e exteriores.
Tipos de solução
A solução hipertônica é um em que as moléculas de água movem-se para fora da célula para o fluido extracelular , pretende diluir o excesso de sal do fluido em torno da célula . Como resultado , a célula irá encolher e rugas . Em uma solução hipotónica , as moléculas de água movem-se para dentro da célula para igualar a sua tonicidade celular com o meio ambiente . A célula vai inchar e podem quebrar-se devido ao volume de água em excesso que absorve. Quando a concentração da solução para fora da célula , é a mesma que a concentração no interior da célula , uma solução isotônica resultados . Devido a este equilíbrio , as moléculas de água não vai passar através das membranas celulares em qualquer direção.
Osmosis
O movimento da água através de uma membrana semipermeável de um área de baixa concentração de soluto para uma concentração mais elevada é chamada osmose . A membrana de células circundante é semipermeável ou seletivamente permeável , permitindo que apenas certas moléculas , como a água , para passar. A água pode passar a partir de uma solução hipotónica de uma solução hipertónica e a inversa . Se ambas as soluções em torno e no interior da célula são iguais em tonicidade , se chegar a um equilíbrio de formação de um estado isotónico . As moléculas de água não se move através da membrana e permanecer no local .
Difusão
O processo de difusão refere-se ao movimento espontâneo de partículas a partir de uma área de alta concentração de um de uma concentração mais baixa . Ele não necessita de energia e tem lugar através do movimento cinético aleatória , mesmo se as duas zonas são separadas por uma membrana celular . As partículas deixam de difuso quando uma distribuição uniforme de partículas atinge um equilíbrio em uma solução isotônica , onde há moléculas de água se move através da membrana.