Como determinar pH usando espectrofotometria de absorção

Um espectrofotômetro é um instrumento complexo usado por laboratórios e cientistas forenses a identificar a composição química de substâncias desconhecidas . Os espectrofotómetros trabalhar através da medição da absorvância de moléculas em uma substância. No entanto, espectrofotômetros também pode ser usado para medir parâmetros de qualidade da água , tais como pH.Things que você precisa
Óculos de segurança Luvas

Amostra de pH desconhecido
água deionizada
solução do indicador , como bromocresol
solução 0,1 M HCl verde
solução NaOH 0,1 M
1 cuvete de plástico
frascos de 50 ml 3
5 ml de pipeta
digital medidor de pH (opcional)

Mostrar Mais instruções
preparar as soluções desconhecidas e conhecidas para Medição
1

Usar óculos de segurança e luvas . Pipetar 10 mL do indicador verde de bromocresol em um balão volumétrico de 50 mL . Usar um cilindro graduado de adicionar 25 ml de solução com o pH desconhecido e dilui-lo para a marca de 50 mL com água desionizada .
2

Pipetar 10 mL de indicador de verde de bromocresol em 50 mL de uma segunda volumétrico Garrafa . Use um cilindro graduado para adicionar 25 mL de solução de HCl 0,1 M e diluir a marca de 50 mL com água deionizada .
3

pipeta 10 ml de indicador verde de bromocresol em um terceiro de 50 mL Num balão volumétrico . Usar um cilindro graduado de adicionar 25 mL de solução de NaOH 0,1 M e dilui-lo para a marca de 50 mL com água desionizada . Agora você tem três balões volumétricos de 50 ml separados contendo três soluções à medida.
Estabelecer Água deionizada Base
4

Lavar a tina com água da torneira e lave-o novamente com deionizada água.
5

Encha a cuba com água deionizada e coloque-a em um suporte .
6

Use o espectrofotômetro para medir os espectros da água deionizada . Isto estabelece um espectro de linha de base para comparação.
Meça a Spectra das soluções desconhecidas e conhecidos
7

Usando a solução da amostra desconhecida no primeiro balão volumétrico de 50 mL, lavagem cuvete duas vezes e , em seguida, preenchê-lo com a solução. Coloque a cuvete no suporte e medir e registrar o espectro da amostra desconhecida .
8

Usando a solução de HCl no segundo balão volumétrico de 50 mL , lavar a cuba duas vezes e , em seguida, preenchê-lo com a solução. Coloque a cuvete no suporte e medir e registrar o espectro da solução de HCl .
9

Usando a solução de NaOH no terceiro balão volumétrico de 50 mL , lavar a cuba duas vezes e , em seguida, preenchê-lo com a solução. Coloque a cuvete no suporte e medir e registrar o espectro da solução de NaOH.
Cálculo do pH da amostra desconhecida
10

Em Excel ou à mão , digite o absorções e pHs das duas amostras conhecidas em uma tabela da seguinte forma:

pH de NaOH pH de HCl

absorção de NaOH absorção de HCl
11 <​​p> Adicionar linha à tabela para calcular o log dos valores de absorbância para as soluções de NaOH e HCl :

pH de NaOH pH de HCl

absorção de NaOH absorção de HCl

log ( absorção de NaOH) log ( absorção de HCl)
12

Gráfico dos valores de pH vs log ( absorção ) para as amostras conhecidas de solução de NaOH e HCl . Colocar os dados de pH no eixo x e o log ( absorvância ) de dados sobre o eixo y . Desenhe uma linha através dos dois pontos para estabelecer a relação linear.
13

Desde a absorção da amostra desconhecida foi medida , calcular o logaritmo da absorbância da amostra desconhecida.
14

a partir do valor do logaritmo do valor da absorvância da amostra desconhecida, como um ponto no eixo Y do gráfico , e desenhar uma linha horizontal até que intercepta o gráfico linear . Em seguida, desenhe uma linha vertical ao eixo - x e leia o valor do pH da amostra desconhecida .

Hobbies, Jogos © direito autoral [www.ptjogos.com]