Nem todos os cientistas concordam com o mecanismo que cria o campo magnético - chamado de magnetosfera - em torno da Terra . O consenso científico geral é que ele é um produto das interações entre os metais no núcleo do nosso planeta enquanto giram , produzindo uma corrente elétrica , que por sua vez cria um campo magnético . Esse processo é dinâmico , em constante mudança e vai rotineiramente através de inversão magnética , embora parece haver nenhum período específico para este ciclo. Por causa da descoberta recentemente buracos no campo magnético mais lugares como o Brasil , e os registros mostram uma intensidade de campo diminuindo ao longo do século passado, alguns cientistas especulam que os pólos magnéticos da Terra pode mudar dentro de uma vida .
diminuição campo Magnético
Uma possível mudança no campo magnético da Terra é que ela poderia diminuir substancialmente . Já, a força deste campo caiu quase 10 por cento ao longo do século passado e mostra sinais de rápida aceleração da mudança. Desde a magnetosfera nos protege dos raios cósmicos perigosos , um campo magnético reduzido significativamente significaria , no mínimo , o aumento de mutações e câncer , na maioria dos seres vivos. Além disso , os dispositivos eletrônicos sensíveis deixaria de funcionar de forma confiável , exigindo novas inovações tecnológicas. O pior cenário possível - embora extremamente improvável - seria um colapso total da barreira protetora. Se isso aconteceu , cheias de radiações perigosas poderiam esterilizar a superfície do mundo da vida e secar os oceanos .
Invertida Campo Magnético
A mudança mais provável para o campo magnético da Terra é que ele vai mudar rapidamente e inversão de polaridade . Enquanto reversão da orientação magnética do planeta, não seria catastrófica , isto iria perturbar a vida consideravelmente . Aves , peixes e outros animais que utilizam o magnetismo da Terra para navegar passariam a ter de lidar com mudanças drásticas. Homem teria de alterar mapas e tecnologias globalmente para acomodar a nova polaridade . Algumas aves e mamíferos inteligentes acabaria por se adaptar, enquanto as espécies menores sofreriam perdas populacionais massivos ou extinção. Muitas das espécies mais afetadas são animais que os seres humanos utilizam para a alimentação , ou seja, a humanidade teria de compensar esta perda com outros meios de produção de alimentos .
Maior Campo Magnético
Embora parece uma possibilidade improvável , o campo magnético da Terra pode aumentar devido aos mecanismos cientistas não compreendem inteiramente . Um ligeiro aumento magnetosfera que filtrar mais a radiação prejudicial do espaço , o que a princípio parece benéfico, mas no longo prazo pode levar a uma menor diversidade de espécies , o que poderia ter consequências negativas para a capacidade evolutiva e sobrevivência . A aumentou radicalmente o campo magnético também pode causar os mesmos efeitos negativos da radiação que filtra - . Levando a mais tumores , mutações radicais na vida e interferência com os sistemas de navegação electrónicos e biológicos