Medir a distância do eixo , ou eixo do feixe irá girar ao redor, em uma das extremidades da viga. Rotular esta distância "D" Medir a distância do eixo para a outra extremidade da viga . Multiplique essa distância por um negativo. Rotular esta figura " L. " Se o feixe está a rodar sobre uma das suas extremidades , então L é igual a zero .
2
Pesar o feixe . Se o feixe pesa muito para tornar o uso da escala impraticável , em seguida medir o volume do feixe e multiplicá-lo pela densidade do material de que é feito de . Se o feixe é rectangular , o seu volume é o seu comprimento multiplicado pela largura multiplicada pela sua altura . Se se trata de uma viga em I , o volume é igual ao volume das suas três secções rectangulares somados . Se o feixe é cilíndrico , que é igual ao seu raio ao quadrado multiplicado por pi , então multiplicado pelo seu comprimento .
3
Cubo D , ou multiplicar por si duas vezes . Multiplicar o resultado por o peso da viga . Dividir este resultado por o comprimento da viga . Divida-o por três. Marque esse valor " M. " Cube L, multiplicar o resultado pelo peso da viga , divida-o pelo comprimento , em seguida, dividir por três. Marque esse resultado " N. " Subtrair N de M. O resultado é o momento de inércia da viga .
4
Faça o momento de inércia do feixe , seguido por um sinal de igual . Do outro lado do signo, escrever a expressão para M seguido por um sinal de menos e , em seguida, seguido da expressão de N. Esta é a equação para o momento do feixe.