Materiais refratários são aquelas que são resistentes ao calor , e essa é uma qualidade desejável se, por exemplo , você está construindo um forno . Os processos industriais envolvem muitas vezes a trabalhar com metal líquido. Isso não é especialmente difícil se você estiver trabalhando com estanho líquido, que tem um ponto de apenas 450 graus Fahrenheit fusão. Ferro de engomar, por outro lado , tem um ponto de fusão de 2800 graus centígrados , e a indústria utiliza muito mais ferro do que o estanho . Fornos são, portanto, forrado com materiais refratários , tais como magnésia, que tem um ponto de fusão de 5.070 graus .
Craqueamento térmico
O petróleo bruto contém uma mistura de hidrocarbonetos . Alguns destes são moléculas muito grandes . Hidrocarbonetos menores são geralmente mais valioso do que as grandes. Hidrocarbonetos na gasolina e óleos combustíveis não deve ter mais do que cerca de 22 átomos de carbono. Craqueamento térmico é um processo de refino , em que grandes cadeias de hidrocarbonetos são divididos em hidrocarbonetos menores por meio de calor e pressão. Óleos que são resistentes ao craqueamento térmico são chamados óleos refratários.
Óleos refratários
Óleos pode vir em diferentes variedades , com base na forma de suas cadeias de carbono . Os átomos de carbono podem ser dispostas numa cadeia linear . Estes são chamados de hidrocarbonetos parafínicos , e eles são geralmente fáceis de fenda termicamente. Se os átomos de carbono estão dispostos em um anel , estes são chamados hidrocarbonetos aromáticos . Hidrocarbonetos aromáticos são muito mais difíceis de serem descobertas através de processos térmicos. Óleos refratários contêm uma mistura de hidrocarbonetos termicamente resistentes , aromáticas.
Óleos
Processing refratários
Os engenheiros químicos criaram abordagens para refinar os óleos refratários resistentes ao calor . Uma delas envolve o uso de sulfuretos de metais comuns a partir de grupo 6 da tabela periódica , especialmente molibdénio e tungsténio . Sulfeto de molibdênio oferece melhores resultados. Usando molibdênio ou sulfeto de tungstênio catalisadores , as refinarias podem processar óleos refratários que são resistentes ao craqueamento térmico .