Há uma série de elementos diferentes que exibem as taxas de isótopos estáveis. Dependendo do elemento, relações diferentes indicam diferentes fatores ambientais que afetam a região ou organismo. Isótopos de oxigênio em conchas, ossos e dentes pode indicar a região geográfica em comparação com fontes de água. Os isótopos estáveis de carbono e nitrogênio são indicativos de paleodiets . As principais fontes de alimento de animais e seres humanos pode ser determinada por as abundâncias relativas dos 15N e 13C . Isótopos de enxofre pode identificar se os organismos bentônicos foram (mar - chão habitação ) ou pelágicos ( flutuando na coluna de água ) .
Mass Spectrometry
Molesules pode ser separado em seus respectivos isótopos através a utilização de um espectrómetro de massa .
se um espectrómetro de massa , ou MS , mede a relação massa - para - carga de uma amostra ou molécula . Uma amostra é vaporizada e então ionizado ( tipicamente pelo bombardeamento de um feixe de electrões ou por outros métodos ) . Formas de ionização de partículas carregadas que são então separados por sua razão massa - para - carga através da utilização de um campo electromagnético . Os iões são então detectados e processados em espectros de massa , proporcionando uma relação numérica . Esse índice é comparado a um padrão, como a de Viena Padrão Médio Ocean Water , ou VSMOW , que é o padrão para comparação de isótopos de oxigênio.
Usos de Espectrometria de Massa Dados
composição e estrutura de um composto pode ser determinada utilizando um espectrómetro de massa .
Os resultados obtidos por uma análise de EM pode fornecer vários resultados para utilização no estudo científico . Este tipo de análise pode determinar a composição isotópica de uma molécula ou elemento. Também ajuda a identificar compostos desconhecidos, quando houver dúvidas sobre quais os elementos que compõem a composição. Este processo pode também identificar a estrutura de moléculas . A estrutura de uma molécula é importante na determinação geoquímica de minerais ou pedras preciosas ou qualquer amostra geológica.
Análise de Dados
plantas são produtores e exibirá uma razão isotópica diferente de um consumidor que come plantas
depois de uma relação de qualquer isótopo estável em particular é obtido, o valor pode ser substituído em uma fórmula que , então, dar a razão a um valor qualitativo , utilizando partes por milhão
& delta ; . . X = [ ( R amostra /tipo R ) - 1 ] * 1000 permil
a X representa o valor numérico final quantas partes por milhão de um isótopo específico estão contidos no interior da amostra . O R é a razão isotópica da amostra em relação à ração para o padrão isotópico . Por exemplo , isso pode ser uma fórmula para determinar a quantidade de 18O em uma amostra , usando a proporção de 18O a 16O . O resultado final da equação pode ser aplicada para compreender que tipos de alimentos estavam sendo digeridos , qual o nível trófico de um organismo vivia , se é era um produtor , como uma planta, ou um consumidor , como uma vaca, e assim por diante .