O Efeito da fissão espontânea de Plutônio -240 na liberação de energia em uma explosão nuclear

plutônio -240 é um isótopo radioativo do plutônio. Ela ocorre em amostras de plutônio -239 , outro isótopo radioativo que é o isótopo mais comumente usado em explosivos nucleares. Plutônio -240 reduz a quantidade de energia liberada pela amostra por sofrer fissão espontânea e prematuramente liberando parte da energia contida em plutônio -239 . Plutônio -240

O plutônio -240 é um isótopo radioativo do plutônio. O número 240 refere-se ao número total de partículas no seu núcleo . O plutônio tem o número atômico 94, o que significa que tem 94 prótons.

A isótopo diferente de plutônio , plutônio -239 , é o principal isótopo utilizado na produção de explosivos nucleares. No entanto, o plutônio- 240 está presente em explosivos nucleares em pequenas quantidades . O plutônio -240 pode ser dividido por fissão nuclear , que envolve disparar um nêutron para ele, e fissão espontânea .
Espontânea fissão

A isótopo pesado que se decompõe em menor núcleos e partículas individuais sem qualquer influência externa é dito ter sofrido fissão espontânea . Fissão espontânea ocorre apenas em isótopos com uma massa maior do que cerca de 60 unidades de massa atómica , de 60 vezes a massa de um só protão .

Como o núcleo de plutónio - 240 tem uma massa de cerca de 240 vezes maior que a de um único protão , ele pode ser submetido a fissão espontânea e faz isso com uma velocidade relativamente alta . Fissão espontânea de plutônio -240 , em um explosivo pode afetar eventual liberação de energia do explosivo.
Redução de Energia Lançamento

A presença de plutônio- 240 no massa feita principalmente de outros isótopos de plutónio reduz a utilidade da massa como um explosivo . Isto é devido à alta taxa de fissão espontânea de plutônio- 240. Quando o isótopo plutônio -240 se rompe por fissão espontânea , os nêutrons são liberados. Cada um desses nêutrons poderia potencialmente desencadear uma reação em cadeia , prematuramente usando algum do plutónio e reduzindo a quantidade disponível para a explosão final. Isto reduziria a liberação de energia da explosão.

Consequências

Porque o plutônio- 240 reduz a eventual liberação de energia , a quantidade de plutônio -240 , em uma amostra de , principalmente, plutônio -239 determina o seu grau . Quase puro plutônio -239 com até 7% de plutônio -240 é classificado como "grau de armas. " As amostras com maiores percentagens de plutônio - 240 são " tipo de combustível " (entre 7 e 20% de plutônio -240) ou "grau de reator " ( mais de 20% de plutônio -240) . Qualquer uma destas classes pode ser feita em armas nucleares , mas usando "armas grade" plutônio é mais conveniente , porque o mais plutônio -240 tem uma amostra , menos energia é liberada.

Hobbies, Jogos © direito autoral [www.ptjogos.com]