Um transformador é uma das maneiras mais fáceis e mais eficientes para aumentar a tensão . Ele tem dois conjuntos de espiras de fio de cobre montados numa armação de ferro comum . Uma serve como a principal ou bobina de entrada , e o outro é o ou bobina de saída secundário . Se o secundário tem o dobro de voltas de fio como o primário , o secundário tem duas vezes a tensão do primário. Transformadores de tensão pode aumentar de 110 no lado do primário para vários milhares de volts no secundário . A entrada e saída são ambos AC , por isso, se a fonte de alimentação produz DC , o transformador deve ter retificadores no lado secundário para converter AC para DC .
Dobrador de Tensão
um circuito simples que consiste de um par de diodos e capacitores terá uma entrada AC e convertê-lo para DC com o dobro da tensão . Por si só , isto não produz a alta tensão , mas pode aumentar a saída de um transformador de alta tensão . Um circuito de alta tensão de uma pilha de chamada Cockcroft- Walton providencia vários dobrados em série. Este circuito pode produzir tensões superiores a 100 mil volts em baixas correntes , sem um transformador.
Gerador Van de Graaff
Um gerador de Van de Graaff é uma máquina com uma correia de borracha larga vertical, em rolos accionados por um motor eléctrico , e um par de pentes de metal , uma em cada extremidade do cinto . Os pentes vêm dentro de uma fração de uma polegada da correia. O pente na parte inferior pega cargas elétricas negativas do cinto e os envia para uma ligação à terra . A cinta adquire as cargas positivas . O pente top remove as cargas positivas e os armazena em uma esfera de metal . A diferença de tensão entre a esfera ea ligação à terra varia entre 200 mil para mais de 1 milhão de volts , dependendo do tamanho e da construção do dispositivo.
Bobina de Tesla
A Tesla bobina é um transformador de alta tensão especial que utiliza o princípio de ressonância para gerar mais do que 1 milhão de volts de electricidade AC . Um transformador de alta voltagem padrão alimenta a sua entrada, o que cria uma tensão no enrolamento primário da bobina de Tesla, um capacitor e uma abertura de faísca . Quando a tensão excede um valor crítico, a abertura de faísca realiza , despejando a energia do capacitor para o primário , o que induz uma tensão muito alta no secundário . Maiores bobinas de Tesla gerar faíscas de vários metros pelo ar. Entre outros usos , bobinas de Tesla gerar relâmpagos artificiais para testar a segurança e durabilidade do equipamento eléctrico industrial.