Para os cálculos de massa molecular simples , um somatório das moléculas individuais que compõem um composto deve ser o suficiente para ajudá-lo a calcular a massa molecular. Por exemplo , para determinar a massa molecular de dióxido de carbono ( CO2 ) , adicionar 12 + 16 + 16 para um total de 44 g /mol . Pesos molécula individuais podem ser encontradas em qualquer tabela periódica padrão de produtos químicos , em que o número de massa , também pode ser utilizado como a massa molecular . Em teoria, esta abordagem pode ser usada só com precisão, para determinar a massa molecular dos compostos covalentes , uma vez que apenas covalente ( e não iónicos ) compostos são compostos de moléculas .
Teste Conhecimento
Outro problema do cálculo da massa molecular simples pode simplesmente testar seu conhecimento sobre a definição de massa molecular. Se tanto o número de moles e a massa de líquido são conhecidos , em seguida, a massa molar pode ser determinada utilizando a definição : . Massa /número de moles = massa molar
Combinando Líquidos
Se a reacção envolve a combinação de dois líquidos para formar um novo líquido ( ou sólido ) composto , a massa molecular deste novo composto pode também ser determinada . Primeiro você deve determinar uma equação equilibrada para toda a reação química. Você também precisa determinar a limitação reagente ( reagente na quantidade molecular menor) . Em seguida, configure um cálculo relação estequiométrica com massa molecular original do reagente limitante ea equação equilibrada para descobrir as gramas do novo produto produzido. Este conhecimento , combinado com os métodos de as fórmulas apresentadas nos métodos um e dois deve ser suficiente para determinar a massa molecular do novo líquido .
Desconhecido líquido
O massa molecular de um líquido desconhecido também pode ser determinada , se tiver outra informação suficiente . Por exemplo , se a densidade de volume e massa de líquido são conhecidos a uma temperatura e pressão específicas , a relação Pv = nRT ( onde P = densidade , V = volume , n = moles , R = constante dos gases perfeitos , e T = temperatura em Kelvin ) pode ser utilizado para determinar o " n ", o número de moles . Como a massa molar é igual à massa /número de moles , dividindo-se o número de moles (n) pela massa anteriormente conhecida recém- determinado trará a massa molar da substância.