O núcleo de um átomo contém prótons e nêutrons - as partículas de carga positiva e partículas neutras. As partículas são tão próximos que a força nuclear forte ligação substitui a repulsão eletromagnética associada a partículas como carregada. O núcleo de um átomo de forma a maior parte da massa ; mas é uma fração muito pequena do espaço . O número de prótons no núcleo - que representa o número atômico - determina o elemento do átomo é . Um átomo de neon sempre terá dez prótons em seu núcleo ; mudar esse número muda o elemento .
Electron Nuvem
A nuvem de elétrons torna -se a parte carregada negativamente do átomo, a parte responsável pela maior parte de suas interações químicas com outros átomos ; devido ao movimento de electrões de um átomo para outro . Aulas de ciências do ensino médio muitas vezes descrevem os elétrons girando em torno do núcleo como parecida com os planetas que orbitam em torno do Sol , mas isso é falso . Os elétrons possuem um padrão de movimento caótico e se mover na velocidade da luz , então não há nenhuma maneira de controlar sua localização exata e velocidade em qualquer instante particular. Portanto , os elétrons são ditas a se mover em uma nuvem ao redor do núcleo atômico
reações nucleares
Existem dois tipos de reação nuclear : . Fissão e fusão . A reação de fissão , como as bombas atômicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki, ocorrem quando um nêutron desgarrado atinge o núcleo de um átomo com força suficiente para romper os laços manter o núcleo unido , fazendo-o dividir e liberar essa força obrigatória como energia.
Fusão , por outro lado , resulta da combinação de núcleos menores ; como a fusão de hidrogênio em hélio que ocorre no sol
Íons e Isótopos
A nível macroscópico , mais a matéria é neutra com carga total. ; ele tem o mesmo número de prótons e elétrons. Os átomos que têm mais ou menos elétrons são chamados de " íons ". Eles têm uma carga eléctrica positiva ou negativa , e são atraídos para a carga oposta . Esta é a razão básica para ligações iônicas e covalentes entre átomos.
Os isótopos de um elemento têm o mesmo número de prótons , mas diferentes números de nêutrons. Isso afeta o peso e estabilidade do núcleo atômico , fazendo-o emitir radiação.