Thomas Young usou uma única fonte de luz monocromática ( cor única ) e brilhou -lo através de duas fendas , projetando a luz que surgiu a partir deles em uma tela de visualização. Ele observou as faixas de luz e escuro alternados na tela. A partir dessa constatação , Jovem deduziu que a luz deve se propagar em ondas. Muitos cientistas desde jovens recriaram a característica de dois pontos padrão de interferência fonte .
Interferência
Os cientistas costumam descrever ondas em termos de cristas e vales . Pense água ondulando através de uma lagoa . Em qualquer instante , haverá uma crista em que a água é elevada , descendo para uma calha em que é baixo , seguido por muitos mais cristas e depressões . Quando duas ondas interagem, eles se somam . Se a crista de uma onda adiciona à crista da outra , o resultado é uma crista maior. Se a crista de uma adiciona à calha do outro , no entanto , que se anulam. Jovem interpretou as faixas alternadas de luz e escuridão como prova da interferência de ondas . As áreas escuras onde ocorreu a crista de uma onda adicionado à calha do outro.
Wavelength
Para que o experimento da dupla fenda para trabalhar , a luz tem de ser monocromática e as ondas que produz devem ser todas do mesmo comprimento de onda . Os professores muitas vezes repetir o experimento de Young como uma demonstração nas aulas de física . Uma variável que é possível alterar o comprimento de onda da luz . A luz vermelha tem um comprimento de onda maior do que a luz verde , por exemplo . Os alunos podem ver que a realização do experimento com luz vermelha irá produzir bandas que estão a uma distância maior para além do que aqueles luz verde produz .
Água
A experiência mais simples de demonstrar onda interferência pode dar aos alunos uma desculpa para sair da sala de aula e ir para uma bela lagoa ou lago. Jogue uma única pedra no lago e observe as ondas circulares que se propagam a partir do ponto de impacto . Agora jogue duas pedras ao mesmo tempo na água , separando-os por uma curta distância . Cada um vai produzir o mesmo padrão circular de ondas , mas como as ondas se sobrepõem , que vai interferir com o outro . Onde as cristas das duas ondas se encontram , a crista resultante será maior . Quando uma crista encontrar uma depressão , os dois vão se anulam. Jogando várias pedras irá produzir mais ondas e sua interação vai se tornar cada vez mais complexo .