As bactérias vêm em diferentes tamanhos e formas. As menores bactérias não são visíveis a olho nu e têm diâmetros de cerca de 100 nanômetros que alguns dos maiores podem ser vistos sem qualquer ampliação. As bactérias têm três formas aproximadas : A cocos esféricos, o bacilo de bastonete e as espirais curvas. Os cocos e bacilos existem isoladamente ou em colônias unidas em pares, cadeias ou clusters. As espirais tendem a ser maiores porque as bactérias podem atingir comprimentos extensos . Algumas bactérias têm formas inusitadas, como praças, estrelas ou blobs.
Parede Composição
As bactérias possuem paredes celulares feitas de peptidoglicano , uma substância protetora que dá bactérias sua forma . Algumas bactérias têm mais peptidoglycan em suas paredes celulares do que outros, absorvendo mais de um corante de identificação chamado de coloração de Gram ; estes são as bactérias gram-positivas . As bactérias gram -negativas , que tom rosa porque suas paredes celulares ocupam menos da mancha , são geralmente os organismos que são mais patogênicos , ou causar doenças. Antibióticos como a penicilina bactérias de parada , de fazer peptidoglycan , assim as bactérias Gram-positivas morrem porque não pode crescer ou dividir sem suas paredes celulares de proteção. Antibióticos raramente afetam as bactérias gram-negativas .
Para além da camada de peptidoglicano , as paredes celulares das bactérias Gram-negativas contêm outra camada feita de lipopolissacarídeos , complexos de substâncias gordas e de moléculas de açúcar . Estas bactérias verter as LPS tóxicos dentro de corpos humanos , iniciando febres , danificando os vasos sanguíneos e reduzir a pressão arterial perigosamente .
Motilidade
Apenas certas bactérias podem mover-se, e este motilidade confere uma vantagem clara para a aquisição de defesa ou de nutrientes. As bactérias podem se mover em resposta a substâncias químicas detectadas - quimiotaxia - ou para o campo magnético da Terra - magnetotaxis . O flagelo , uma estrutura whip-like , gira em sentido anti-horário para impulsionar a bactéria para a frente em linha reta ; quando o flagelo gira no sentido dos ponteiros do relógio , o organismo vira em torno de jeito. A bactéria retoma seu movimento direto uma vez que o flagelo gira para a esquerda novamente. Uma bactéria pode ter um único flagelo , múltiplos flagelos em ambas as extremidades da célula ou flagelos distribuídos por toda a sua superfície . O trifosfato de adenosina molécula de energia , ou ATP , alimenta o movimento dos flagelos.
Fonte de nutrição
Como as plantas, algumas bactérias usam a energia do sol , em combinação com dióxido de carbono e água, para fazer açúcar para fins energéticos . Outras bactérias podem fazer sua própria comida também, mas usar produtos químicos como amônia ou compostos de enxofre em seu lugar. A última categoria de bactérias , os heterotróficos , deve consumir outros organismos para a nutrição , e inclui os saprófitas , simbiontes e muitas variedades patogênicas. Saprófitas se alimentam de organismos mortos e se decompõem . As bactérias simbióticas , como as bactérias que mudam de nitrogênio em uma forma utilizável para as plantas, formar relacionamentos íntimos , mutuamente benéficas com seus hospedeiros. Heterotróficos patogênicos são parasitas que aproveitar os nutrientes de seus hospedeiros , enquanto prejudicá-los .
Formação de Endospores
Um número das bactérias mais patogênicas como o antraz e os organismos que causam intoxicação alimentar produzir endósporos em resposta a condições ambientais adversas. As bactérias embrulhar um casaco quase impenetrável feita de proteínas em torno de si . Dentro do revestimento de esporos , o citoplasma , uma vez - líquido - a substância gelatinosa distribuído por toda a célula - perde grande parte da sua água , e uma protecção formas de estrutura de todo o ADN bacteriano . Estas estruturas resistentes não têm atividade observável ; no entanto, quando as condições se tornam favoráveis novamente, os casacos de esporos quebrar, e as bactérias surgem para retomar suas atividades habituais. Endospores podem sobreviver a condições desfavoráveis , tais como altas temperaturas, falta de água , radiação e tratamento com ácidos. Algumas bactérias que sobreviveram durante milhões de anos nesse estado inativo.