A observação é o primeiro passo de qualquer pesquisa científica. Observação leva a fazer perguntas importantes que nortearão o resto da pesquisa. Por exemplo, se um aluno é convidado a observar o céu , suas observações podem incluir a cor do céu , aparecimento de nuvens , o número de nuvens e se faz sol ou não.
Faça uma pergunta
as observações levará a fazer perguntas. Por exemplo, no caso de observar o céu um aluno pode observar o céu é azul . "Por que o céu é azul? " é uma pergunta natural que pode surgir a partir das observações que o aluno fez. As observações sobre qualquer objeto pode dar origem a inúmeras perguntas . No entanto, para o processo de inquérito apenas uma pergunta sobre um item pode ser pesquisado em uma hora.
Research
A pergunta que você pediu provavelmente foi perguntado antes . Depois de ter feito a pergunta , descobrir o que puder sobre o que outros cientistas e pesquisadores têm a dizer sobre o assunto. Pesquisa requer o uso de recursos confiáveis, como livros de ciência e sites confiáveis. Esta pesquisa vai ajudar a desenvolver a hipótese quanto à sua pergunta eo desenho do experimento para testar a questão.
Hipótese
A hipótese é uma previsão da resposta ao questão com base em suas observações e pesquisas . A hipótese deve ser testada através da utilização de uma experiência. A declaração hipótese é escrito na forma de um "se /então". Usando a : "Por que o céu é azul ? " questão , uma hipótese pode ser, "Se o céu é azul por causa de toda a água na superfície do planeta , então quando a luz é colocado fora de qualquer superfície da cor refletida será azul . " Esta declaração fornece um experimento testável com resultados verificáveis ou falsificáveis .
Experiment
O experimento é o lugar onde a hipótese é posta à prova . Nesta etapa do processo de todos os equipamentos e experimental procedimento está escrito em grande detalhe. Isso é necessário para que outros pesquisadores possam repetir se quiserem confirmar os resultados de sua experiência . Durante o decurso da experiência , anotar observações e notas . Essas notas serão úteis mais tarde para ajudar a analisar os resultados da experiência .
Analisar os dados
Dependendo do experimento, os dados gravados podem ser na forma de números ou observações sobre os resultados da experiência . Organize os dados em forma de gráficos ou tabelas para tornar os dados de fácil compreensão. Os dados ajuda você a tirar conclusões sobre se a hipótese tem sido apoiado por sua experiência ou se ele deve ser rejeitado. Como você analisar os dados , fazer anotações adicionais sobre os itens que surpreendê-lo e as coisas que você pode fazer de forma diferente se você completar a experiência novamente.
Tirar uma conclusão
A conclusão é o culminar de todo o processo de investigação. A conclusão deve incluir todos os aspectos das observações que levam à pergunta, para a pesquisa que levam à hipótese e experimento e os dados que levam à determinação se a hipótese deve ser aceito ou rejeitado . A conclusão também inclui outras questões que possam ter surgido durante o curso do experimento , experiências únicas durante o experimento eo que poderia ter sido feito diferente para o experimento.
Compartilhe os resultados
os cientistas devem compartilhar os resultados de sua investigação a outros cientistas . Esta informação é então acessível a outros cientistas durante suas fases de pesquisa . Um cientista não deve alterar a hipótese do experimento para combinar os resultados. Isso é antiético. Não há nenhuma vergonha em ter uma hipótese provada falsa . Esta informação é tão importante como uma hipótese confirmada e vai incentivar os cientistas a procurar outro lugar para respostas.