fissão atômica é o processo de divisão do núcleo de um átomo distante. Isso geralmente é feito mecanicamente , bombardeando um átomo com partículas subatômicas , que atingem o átomo e causar mudanças em seu núcleo. O processo de fissão nuclear envolve a divisão de um átomo em seus constituintes . Uma quantidade significativa de energia é libertada como esta ocorre . O calor ea luz são dois tipos de energia liberada quando um átomo é dividido.
Usos da fissão nuclear
Existem dois usos principais da fissão nuclear , sendo que ambos arnês a energia liberada quando os átomos estão se separaram . O primeiro é a energia nuclear , em que a energia libertada é usada para ferver a água . A água fervente transforma em vapor, que faz com que as turbinas a girar , gerando eletricidade . O outro principal uso é em armas nucleares . Neste caso , os átomos são subitamente dividida , ea reação em cadeia descontrolada de átomos de divisão provoca uma enorme explosão e extremamente destrutivo.
Atomic Fusão
fusão atômica é o contraponto a fissão atômica. Enquanto cisão é a quebra além de átomos , a fusão é o de ligar um dos núcleos de duas ou mais átomos para formar um núcleo maior. Tal como a cisão , fusão cria também a energia na forma de calor e luz . Estrelas , como o sol, constantemente fundir átomos de hidrogênio e hélio , produzindo a luz eo calor que aquece a Terra .
Usos da Atomic Fusão
fusão atômica controlada é ainda uma ciência nas fases iniciais do seu desenvolvimento. Em contraste com a fissão nuclear , a fusão cria menos material radioativo. A fusão nuclear é , em teoria, mais segura do que a fissão e mais eficiente , uma vez que a energia produzida dura muito mais tempo , de acordo com o Departamento de Energia dos Estados Unidos da Berkeley Lab. Pesquisadores nos Estados Unidos e em todo o mundo estão realizando pesquisas para controlar a fusão nuclear para a sua utilização na produção de energia .