As variáveis são fatores em um experimento que pode mudar. Existem três tipos de variáveis em um experimento científico : as variáveis independentes , dependentes e controladas. O cientista altera a variável independente de uma forma sistemática e mede os efeitos dessa mudança sobre a variável dependente . As demais variáveis são chamadas de variáveis controladas , pois o experimento é projetado para mantê-los por um valor imutável , conhecido como "controlar " uma variável. Uma experiência válida deve ter apenas uma variável independente.
Propósito de uma variável independente
Um experimento tenta rastrear a relação causal entre dois fatores em um processo natural, tais medida que a temperatura tem efeito sobre a taxa de uma determinada reacção química . Para limitar os efeitos medidos a uma única relação causal , é importante escolher uma causa para variar ( a variável independente , tais como a temperatura ) e um efeito de medir ( variável dependente, tais como a taxa de reação) . Permitir múltiplas variáveis para mudar cria um emaranhado de relações causais e torna mais difícil rastrear qual a mudança que está tendo efeito .
Confusão de variáveis
Imagine um experiências concebidas para testar a eficácia de um novo fertilizante . Se o projeto incluiu duas variáveis independentes , digamos, alterando tanto a quantidade de fertilizante e da quantidade de água cada planta recebeu , seria impossível dizer se as plantas mais saudáveis cresceu bem por causa do fertilizante ou simplesmente porque eles receberam mais água do que os outros. Isolando uma variável independente faz com que seja possível atribuir com confiança resultados diferentes variações nesse fator.
Variáveis de controle
Desde múltiplas variáveis não controladas confundir os resultados do experimento, é importante encontrar e controlar todas as variáveis relevantes que possam afetar a evolução da sua experiência. Ao projetar um experimento, pensar cuidadosamente sobre os fatores físicos e ambientais que poderiam alterar os resultados e planejar maneiras de mantê-los constante. Pesquise experimentos semelhantes que outros tenham realizado a fim de encontrar variáveis que você pode ter perdido , e estudar os erros sistémicos comuns que podem distorcer os resultados de qualquer experiência.