Um medidor de fluxo de área variável utiliza um flutuador para a determinação da vazão. Um tubo vertical, cônico abriga um float. Fluido ou gás entra abertura de fundo do tubo . Esta pequena entrada leva à bóia , que o fluido ou gás empurra . Gradações medidos no exterior usuários espetáculos do tubo a vazão medida com base na posição do flutuador dentro do tubo . O líquido ou gás sai do tubo através de uma maior abertura no topo.
Posicionamento
Uma desvantagem principal de um medidor de vazão variável é o seu posicionamento . O tubo cónico deve ser montada verticalmente para o flutuador para trabalhar com a influência de gravidade , bem como o fluido ou gás em movimento . Algumas aplicações de medição , tais como aqueles em espaços laboratoriais limitados, não pode ter o espaço para um medidor de fluxo vertical. O usuário deve determinar se um medidor de fluxo de área variável pode ser posicionado corretamente em uma área específica para a melhor precisão .
Float Matching
Uma desvantagem adicional é flutuador do medidor de vazão. O flutuador deve ser combinado com o líquido ou gás a ser medido. Cada fluido ou gás tem um peso específico , ou taxa de densidade . O peso do flutuador e a densidade devem ser calculados e calibrado para o valor de densidade do fluido ou gás . Este processo de calibração garante uma medição precisa durante o uso.
Leitura Precisão
Outra desvantagem de uma área variável medidor de fluxo está lendo o posicionamento da bóia. Dependendo do diâmetro do tubo , pode ser difícil ver o flutuador dentro do fluido ou gás em movimento , afectando a precisão da medição . Além disso , a forma do tubo cria um erro de paralaxe . Uma vista da bóia pode ser diferente a partir de outro ponto de vista , numa posição diferente em torno do tubo . Muitas aplicações de medidor de fluxo tentar reduzir esses erros usando carros alegóricos magnéticos no exterior do tubo para visualização de medição mais fácil.