Calcule o número de massa de cada átomo na tabela periódica dos elementos . Para obter o número de massa , adicione o número total de prótons com o número total de nêutrons para cada átomo.
2
Saiba o número de prótons em um átomo , olhando para o número atômico. O número atômico é o número de prótons no átomo e está localizado no canto superior esquerdo da caixa do elemento. Então, se você ver o número 32 no canto superior esquerdo da caixa , isso significa que o átomo tem 32 prótons em seu núcleo .
3
Rodada o peso atômico do elemento para o número inteiro mais próximo . Isso irá ajudá-lo a vir para o número total de partículas . O peso atómico está localizado na parte inferior da caixa do elemento , e pode conter um ponto decimal . Por exemplo, se o peso atômico é 56,8, em volta dele até 57 para obter o número de massa .
4
Subtrair o peso atômico, ou número de massa , a partir do número de prótons . O resultado final dá-lhe o número de nêutrons que estão presentes no núcleo do átomo . Confira os cálculos adicionando a diferença para o número de prótons e ver se você tem o número de massa .
5
Organizar os elementos de acordo com o número de massa , que é representante do número total de partículas encontradas no átomo . Coloque o elemento com o menor número de massa no fundo e o elemento com o maior número de massa no topo.