Encontre os valores de R1 e R2. Estes são sobre o código de cores do próprio resistor, ou você pode usar um multímetro digital na configuração de resistência. Use os valores para calcular K, onde K = R2 /R1
2
. Conecte os componentes para criar o circuito de ponte. Verifique se o amperímetro (ou o galvanômetro ) lê zero. Se assim for , isso significa que ambos os lados da ponte é equilibrado . Se não, ajuste o potenciômetro até o amperímetro lê zero.
3
Desligue a fonte de alimentação e desconecte o potenciômetro. Meça o seu valor e ligue o valor em sua equação como R3. Calcule Rx, utilizando K = Rx /R3 - ou, traduzindo para uma equação solucionável , Rx = K (R3) . Você acabou de encontrar o valor experimental da resistência desconhecida
4
Meça o resistor desconhecido (Rx) com um multímetro digital ou um ohmímetro diretamente, e calcular o erro por cento com uma outra equação simples: . Erro percentual = (Rx do Passo 3 cálculo - Rx de multímetro digital) /Rx do multímetro digital. O erro por cento diz que a diferença entre o teórico e os valores experimentais .
5
Repita com diferentes resistências para Rx que são comparáveis com os valores máximos e mínimos do potenciômetro. Tente valores diferentes para ver o quão bem o circuito de ponte realiza em diferentes gamas de condições . Isso mostra o quão bem o circuito de ponte pode encontrar resistências desconhecidas.