Como calcular Molar Solubilidade Com Ksp em CuCl2 .26m

A solubilidade em água de muitos sais fracamente solúveis pode geralmente ser descritos em termos do seu produto de solubilidade constante , ou Ksp , um número que representa o equilíbrio entre o soluto e sólido a uma dada temperatura . A adição de um segundo sal que fornece mais dos mesmos iões como o sal pouco solúvel irá diminuir a solubilidade deste último ainda mais porque o Ksp permanece constante . Este fenômeno é conhecido como efeito de íon comum . É possível fazer uso do efeito do ião comum e o Ksp para calcular a solubilidade molar de sais como cloreto de prata , numa solução de 0,26 molar de cobre ( II), cloreto . Instruções
1

Determine o valor Ksp para o seu cloro ou sal contendo cobre . Se o sal é o cloreto de prata , por exemplo , o Ksp é de 1,8 x 10 ^ -10 . Consulte Recursos para obter um link para uma lista de constantes produto de solubilidade .
2

Escreva a equação química para o processo que ocorre quando seus sal se dissolve . Quando compostos iônicos dissolvem , eles se dissociam ou dividir-se em seus íons componentes. O cloreto de prata , por exemplo , dissocia-se em iões de prata e cloreto , de modo que a equação química pois seria como se segue :

AgCl --- & gt ; Ag + + Cl
3

Escreva a equação para a Ksp com base na equação química que você formulou . Recordar que a equação para Ksp é apenas o produto das concentrações dos dois iões formados quando o sal se dissolve . Cada concentração é elevado à potência do coeficiente na equação química . Para o cloreto de prata , isto é muito simples, porque os iões de prata e cloreto na equação química apenas tem um coeficiente de 1. A equação Ksp para o cloreto de prata , por conseguinte, ser como se segue :

Kps = [ Ag + ] [ Cl - ]

em [ ] indicam a concentração das espécies dentro dos suportes
4

determinar a solubilidade de cada espécie em termos das variáveis ​​x, o número de moles de prata . cloreto , que se dissolvem . Continuando com o exemplo , se x é o número de moles de cloreto de prata que se dissolvem , a concentração final de iões de prata, pelo equilíbrio será x , enquanto que a concentração de iões de cloreto vão ser 0,52 + x , uma vez que a solução tem uma concentração molar de 0,26 de CuCl2 e cada mole de cobre ( II), cloreto de libertação que se dissolve duas moles de iões de cloreto .
5

substituo os valores a partir do passo anterior na sua equação . Para continuar o exemplo , a equação Ksp de cloreto de prata seria a seguinte :

Ksp = 1,8 x 10 ^ -10 = [x] [ x 0,52 + ]
6

Notice que , na maioria dos casos , a concentração de 0.52 molar de iões cloreto contribuído pelo cobre ( II), cloreto será muito maior que a contribuição do sal pouco solúvel . Conseqüentemente, você pode simplificar esta expressão , assumindo a concentração de íons cloreto é 0,52 molar - . Uma aproximação conveniente
7

Ligue os números e calcular x . O seu resultado para x será a solubilidade molar de seu composto . Para continuar o exemplo , se Ksp = 1,8 x 10 ^ -10 = [x] [ 0,52 ] , dividir ambos os lados por 0,52 para obter x = 3,46 x 10 ^ -10 - ou seja, você obter um mero 3,46 x 10 ^ -10 moles por litro de íons de prata em solução.

Hobbies, Jogos © direito autoral [www.ptjogos.com]