Comece com um álcool primário . Um álcool é um produto químico com um grupo OH ligado a um carbono que se encontra ligado apenas a outros carbonos ou átomos de hidrogénio . Se o carbono está ligado a pelo menos dois átomos de hidrogénio , o produto químico é um álcool primário . Se o carbono tem apenas um átomo de hidrogénio , que é um álcool secundário . Se o carbono com o grupo OH forma seus três ligações restantes apenas com outros átomos de carbono, que é um álcool terciário . Álcoois primários de oxidação produz aldeídos .
2
oxidar o álcool. Em química orgânica , um produto químico , se perde átomos de hidrogénio , de oxigénio ou átomos de ganhos , diz-se que para ser oxidado . Um químico capaz de fazer isto é um oxidante . Quando um oxidante oxida outro produto químico , o oxidante é reduzido . É possível oxidar um álcool primário para formar um aldeído com uma solução de dicromato de sódio ou de potássio ( VI ) acidificada com ácido sulfúrico diluído .
3
Prevenir oxidação . A primeira reacção de oxidação vai remover o hidrogénio do grupo OH e um dos átomos de hidrogénio do carbono ao qual o grupo OH está ligado , deixando um aldeído . Por exemplo CH3 - CH2 - OH - & gt ; CH3 - CH -O . O carbono que uma vez que foi ligado ao grupo OH agora é duplo ligado ao átomo de oxigénio , e de um único átomo de hidrogénio ligado a outro
4
. Observe-se que o agente de oxidação pode oxidar o aldeído ainda , deixando-lhe com um ácido carboxílico ( em que um átomo de carbono é dupla ligado ao oxigénio , bem como a um grupo OH , e não a um átomo de hidrogénio ) , em vez de um aldeído .
5
Assegurar a oxidação parcial de um aldeído , em vez de total oxidação de um ácido carboxílico por destilação do aldeído tal como é formado , de modo que não está disponível para a continuação da oxidação , ou pode começar com um excesso de álcool de modo que não é apenas o suficiente agente oxidante disponível para a primeira reacção .