Um experimento escolar que envolve testes de xenon o brilho de faróis de xénon contra os faróis de halogéneo . Os estudantes precisam ter acesso a carros com cada tipo de farol. Para testar a luminosidade , os veículos são levados para um estacionamento em uma manhã de nevoeiro e se aproximar lentamente um cone de estacionamento. No momento em que o cone se torna visível , a distância entre o cone e veículo é medido . Os alunos normalmente testar ambos os faróis normais e faróis de nevoeiro especializadas sobre os veículos .
Lâmpadas Xenon versus o padrão Faróis
Este experimento escola envolve testar a distância que Lâmpadas Xenon brilho em comparação com o padrão de distância faróis seladas brilhar . Os alunos estão fora da faixa visível do farol à noite e mantenha pedaços de papel colorido . Eles lentamente se aproximar do veículo até que o motorista pode identificar a cor do papel que o aluno está segurando . A distância é medida para cada cor , e as distâncias globais entre os dois estilos de faróis são comparados para ver qual é mais forte.
Usando Xenon de Elétrons teste
Em estudos de nível superior , xenon pode ser usado para testar a hipótese de Bohr sobre o comportamento dos elétrons , ou seja , que um elétron orbitando um átomo é restrito a determinadas freqüências e níveis de energia. Por eletrizante gás xenônio em configurações controladas de laboratório os alunos podem determinar o nível de energia é necessária para excitar os elétrons em moléculas de xenon em um estado de energia mais alta . Também revela a quantidade de energia , se houver, é absorvida pelo electrões antes de passar para um nível mais elevado . Este experimento requer equipamentos de laboratório sofisticado , como um tabuleiro de xadrez Franck Hertz, e pode estar disponível apenas para estudantes em programas de estudos avançados.
Xenon como um gás nobre Reactive
estudantes de nível superior também podem recriar o experimento que provou que gases inertes pode , de fato, reagir com outros compostos químicos. O experimento é relativamente simples . Um tubo de vidro selado é preenchido com gás xénon e um outro é preenchido com gás hexafluoreto de platina . As vedações entre os tubos são quebradas e , como os gases de reacção , um precipitado cor de laranja brilhante é formada . Este precipitado pode ser analisadas quanto à composição química, mas sua existência prova que o gás xenônio é reativo com certos compostos químicos .