baterias recarregáveis alcalinas empregar uma solução aquosa de hidróxido de potássio - um álcali forte , ou uma base - como um electrólito , em vez dos cloretos de ácidos utilizados em baterias de cloreto de zinco tradicionais . O eléctrodo positivo , ou ânodo , é uma mistura gelificada de pó de zinco amalgamado e o eléctrodo negativo , ou cátodo , é uma mistura de pureza elevada de dióxido de manganês e carbono . Baterias recarregáveis de iões de lítio , por outro lado , consistem de um eléctrodo positivo , ou ânodo , feita a partir de lítio - cobalto - óxido , e um eléctrodo negativo , ou cátodo , feito a partir de carbono , imerso em um solvente orgânico como o electrólito .
partida Corrente
lítio é altamente electropositivo ou , em outras palavras , facilmente liberta partículas carregadas negativamente , conhecidas como electrões . As baterias de íon de lítio recarregáveis têm tipicamente uma tensão inicial de 3 volts ou mais , em comparação com 1,5 volts para baterias alcalinas recarregáveis. As baterias de iões de lítio também têm até três vezes a densidade de energia , ou energia por unidade de volume , dos seus homólogos alcalinas. As baterias de íon de lítio recarregável , portanto, são particularmente adequados para dispositivos portáteis , como telefones celulares, onde os tempos de funcionamento longos são importantes .
Resistência Interna
A resistência interna é oposição ao fluxo de corrente eléctrica dentro de uma bateria . As baterias de íon de lítio recarregáveis empregar , um eletrólito orgânico complexo , que tem uma resistência entre 10 e 100 vezes maior do que o eletrólito aquoso empregado por pilhas alcalinas recarregáveis. Como resultado, a resistência interna de baterias de íons de lítio é maior , levando a perdas de energia mais elevados. A resistência interna mais elevada não significa, porém, que as baterias de íons de lítio não apresentam um risco de segurança se um curto-circuito .
Perigos
O fato de que o lítio é altamente electropositive pode criar grandes problemas para a fabricação e uso de baterias de íon de lítio recarregáveis. Os íons de lítio tendem a destruir os componentes inorgânicos da bateria de lítio e reage em contato com a água para formar hidrogênio, que podem inflamar-se ou criar uma pressão excessiva no interior do invólucro da bateria . Pilhas alcalinas recarregáveis contêm hidróxido de potássio concentrado cáustica , mas geralmente não apresentam um risco a menos que eles são submetidos a altas temperaturas ou fisicamente , mecânicos ou elétricos abusada.