Truques para usar a Tabela Periódica

Se você é novo para a química , a tabela periódica pode apenas olhar como uma lista de elementos . Na verdade , a localização de cada um dos elementos químicos na tabela transmite uma grande quantidade de informação . A tabela periódica apresenta várias tendências diferentes que você pode usar para fazer comparações qualitativas entre diferentes elementos. Útil como essas tendências são , é claro, você deve sempre lembrar que são apenas tendências gerais , para que você não pode usá-los para fazer previsões quantitativas, qualitativas únicos . Valence Shell Elétrons

Muitas vezes é importante saber o número de elétrons de valência - elétrons disponíveis para formar ligações . Você pode descobrir quantos elétrons de valência de um elemento tem de contar colunas , a partir da esquerda. Se você está olhando de sódio , por exemplo , você poderia deduzir que tem um elétron de valência , porque é na coluna mais à esquerda. Chromium , pelo contrário, está na coluna 6 Para alcançá-lo a partir da esquerda você tem que contar seis colunas de diâmetro, de modo cromo tem seis elétrons de valência . Se o elemento está no bloco p (grupos 13-17) , desconsidere o d -block ( grupos 3-12 ) quando a contagem colunas. Se você está olhando para o arsênico , por exemplo , você poderia começar a contar a partir da coluna 1 e pular o d -block , as colunas de escândio através de zinco. Contando , desta forma, dar-lhe um total de mais de cinco colunas a partir da esquerda , o que implica que o arsênico tem 5 elétrons de valência
eletronegatividade & amp . ; Tamanho

Como você atravessar a tabela da esquerda para a direita ou de baixo para cima , a eletronegatividade ou puxar o poder de elétrons dos elementos tende a aumentar . O mínimo elementos eletronegativos estão no canto inferior esquerdo da tabela, enquanto os elementos mais eletronegativos estão no canto superior direito . Na comparação de flúor e selênio , por exemplo , você poderia deduzir que o flúor é mais eletronegativo , uma vez que fica mais para cima e para a direita. O tamanho ou raio atómico dos elementos , por outro lado , se comporta exactamente da maneira oposta . Como você vai por cima da mesa , da esquerda para a direita ou de baixo para cima , os elementos tendem a crescer sucessivamente menores. O iodo , por exemplo , encontra-se perto da parte inferior de uma coluna e tem um raio atómico de 140 picometros ( trilhonésimos de metro) , enquanto que o flúor no topo da coluna mesmo tem um raio atómico de 60 picometros - menos do que metade do tamanho .
nucleofilicidade

nucleofilicidade mede tendência de uma espécie química para doar pares de elétrons a elétron pobres moléculas ou grupos. Aqui há duas tendências diferentes. Como você vai para baixo uma coluna, nucleofilicidade aumenta. O iodo , por exemplo , é um melhor nucleófilo que flúor , enquanto que o enxofre é um melhor do que o nucleófilo de oxigénio . Nas linhas , pelo contrário, nucleofilicidade aumenta à medida que vão da direita para a esquerda. Um átomo de carbono carregados negativamente , por exemplo , é um nucleófilo muito melhor do que um átomo de flúor carregado negativamente . É importante notar , entretanto, que um átomo ou grupo com uma carga negativa manifesta geralmente será a melhor nucleófilo do que um átomo ou grupo sem carga líquida .
Polarizabilidade e basicidade

polarizabilidade mede a facilidade com que a nuvem de elétrons em torno de um átomo pode ser distorcida por interações com outros átomos ou moléculas . Polarizabilidade está fortemente correlacionada com o tamanho, por isso tende a aumentar à medida que você vá para a direita para a esquerda e de cima para baixo . Basicidade mede a tendência de um átomo ou molécula para apanhar os iões de hidrogénio . Aqui, a tendência é um pouco diferente . Aumenta basicidade indo direita para a esquerda e de baixo para cima . Flúor , por exemplo , é muito mais básico do que o de bromo , mas muito menos do que o carbono . Esta tendência explica por que o ácido clorídrico e bromídrico é muito mais ácido do que o ácido fluorídrico enquanto o metano não é ácida em tudo.

Hobbies, Jogos © direito autoral [www.ptjogos.com]