Determine as condições de projeto de uma concha e tubo trocador de calor. Por exemplo , suponha que a água fria está a entrar os tubos a 40 graus F. O desenho chama para aquecer a água a 75 graus F utilizando o vapor na parte lateral do invólucro do permutador . A taxa de fluxo da água fria é de 100 litros por minuto e o vapor é medida a 2.000 libras por hora ( vapor é medido nas taxas de fluxo de massa ) . Portanto , a diferença de temperatura da água fria é concebido para ser de 35 graus .
2
determinar as condições de escoamento , de entrada e de saída, as temperaturas reais da água fria . Na prática , isto é feito através da instalação de pressão local , taxa de fluxo e instrumentos de medição de temperatura . Em um determinado momento , os operadores podem determinar as condições que cercam o trocador de calor. Assumir a entrada de água é medida a 40 graus F e a temperatura de saída é de 68 graus F. Esta é uma diferença de temperatura real de 28 graus .
3
Calcular a eficiência do permutador de calor pela dividindo-se a diferença de temperatura real do projeto e multiplicar por 100 para obter uma porcentagem. Este é 28/35 x 100 , ou 80 % . Para aumentar este valor de desempenho , você iria diminuir o fluxo de água ou aumentar a taxa de fluxo de vapor.