Filtro de uma amostra de efluentes tratados dentro de uma garrafa de plástico . Registre o local , hora e data da amostra.
2
Mergulhe uma tira de teste de cloro livre e total na água , colocando a extremidade com os pequenos blocos de teste na amostra. Certifique-se de que as tiras de teste que você escolher são apropriados para a faixa de concentração de cloro você espera estar presente na amostra de água. Estas tiras de teste são baseados no bem conhecido N , N - dietil- p - fenilenodiamina ( DPD ) química , que forma complexos de vermelho quando reagido com o cloro residual . Quando as compressas de teste , que são impregnados com a DPD , reagem com o cloro residual na amostra , de um produto de cor vermelha, é produzido . A quantidade de complexo vermelho produzido é um indicador da quantidade de cloro residual está presente na amostra de água .
3
Permitir que a tira de teste para permanecer na solução durante cerca de 60 segundos antes da remoção . Usar a mesma quantidade de tempo para a amostra de água para cada teste . A maioria das tiras de teste vem completo com instruções e tabelas de cores que explicam resultados; certifique-se de usar esses recursos ao realizar os testes.
4
Permitir a tira de teste para desenvolver a sua cor antes de compará -lo contra a cartela de cores na embalagem. Isto deve demorar cerca de um minuto .
5
Combinar o padrão das cores almofada para o gráfico de cor , a fim de determinar a concentração de cloro residual na amostra de água . Quanto mais escura a cor das pastilhas , quanto maior a concentração de cloro residual . Com base no intervalo de concentração de controlar as tiras de teste , uma cor mais escura resultante indica que a concentração de agentes de descloração adicionada ao efluente é insuficiente .