cloroplastos e das membranas celulares em plantas , algas e bactérias contêm uma variedade de pigmentos que reagem com uma parte estreita do espectro da luz visível e reflectem as outras cores . A clorofila é o pigmento mais abundante e absorve a luz azul e vermelho. Ele reflete a luz verde , fazendo com que as plantas com este pigmento aparecem em verde . Carotenóides refletir a parte vermelha, amarela e laranja do espectro e absorver a luz azul . Ficobilinas são pigmentos solúveis em água que refletem a luz vermelha ou azul.
Blue Light
A luz azul tem os comprimentos de onda mais curto e maior energia do espectro de luz visível. É o maior estimulante para a clorofila para incentivar folha e caule de crescimento. Carotenóides absorver a luz azul durante o amadurecimento dos frutos e queda de folhas .
Red Light
A luz vermelha tem o maior comprimento de onda do espectro visível e menor energia . A clorofila absorve a luz vermelha , embora não tão alto grau como a sua absorção de luz azul. Absorção de luz vermelha por pigmentos promove a germinação das sementes , floração , raiz, tubérculo e bulbo desenvolvimento .
Green Light
Embora a luz verde é absorvida apenas fracamente por plantas e outros organismos durante a fotossíntese , a pequena quantidade é um forte condutor do processo fotossintético dentro das células. Algumas algas aparecem em preto ou marrom , porque contêm um pigmento carotenóide fucoxantina que absorve a luz verde. Estas algas crescem em lâmina d'água de cerca de 900 pés, onde a luz disponível é inferior a 1 por cento da luz visível na superfície da terra .
Ultraviolet
Ultravioleta ( UV) radiação tem um comprimento de onda mais curto e mais energia do que a luz azul . Ele tem muita energia para a planta ou organismo de absorver durante a fotossíntese por isso desenvolve mecanismos para se proteger . A planta ativa uma classe secundária de pigmentos, flavonóides e antocianinas , para absorver a radiação UV e proteger o processo de fotossíntese.
Infrared
A radiação infravermelha é calor em vez de visível luz . Tem um comprimento de onda mais longo e menos energia do que a luz vermelha . A radiação infravermelha ocorre no fundo do oceano perto de respiradouros geotérmicos . Estes são locais de alto fluxo de calor dentro da crosta da Terra e associada à atividade vulcânica. Bactérias que vivem no fundo , como bactérias verdes sulfurosas , que habitam o fundo do mar em profundidades de água entre 400 e 8.000 pés, a geração de energia por meio da fotossíntese da radiação infravermelha .